Num mundo em constante crescimento tecnológico, surgem os seus prós e contras. Por um lado, a tecnologia permite-nos estar mais “jun...

74 anos de boas vibrações graças a Bob Marley


Num mundo em constante crescimento tecnológico, surgem os seus prós e contras. Por um lado, a tecnologia permite-nos estar mais “juntos” enquanto separados por grandes distâncias geográficas mas por outro, invidualiza-nos a tal ponto que nos afastamos em demasia do próximo, pensamos que é através da internet que construímos relações duradouras, pelos posts que publicamos em redes sociais sobre o que estamos a comer num restaurante banal ou através de imagens que ilustram platitudes. Estaremos realmente tão juntos quando desejaríamos? Sim, por vezes, estamos. Pelo menos, estivemos, no evento que se realizou no Estúdio Time Out em Lisboa, organizado pela Taking Over. O evento foi uma festa de aniversário dos 74 anos da figura incontornável da música reggae, Bob Marley


O estúdio encheu-se de pessoas dispostas a sentir as good vibes que encheram a sala durante cerca de 4 horas. Foram muitas as bandas que prestaram tributo a Bob Marley, o amor e devoção que sentem no seu quotidiano pelo músico e que tornaram possível que o seu espírito estivesse ali, connosco. 

A festa começou com um dj set animado com temas clássicos e contemporâneos de reggae numa selecção bastante eclética e com dj’s que interagiram com o público, criando empatia e um clima de alegria. Por volta da meia-noite, foi a vez dos portugueses Terra Livre encherem o palco com o seu som envolvente, enérgico e sensível. Sensível porque acreditam na mensagem que transmitem com as suas melodias e letras. Um profundo amor à natureza e respeito pelo próximo, referindo-se ao público como Família, criando uma ligação natural com a sala que se encontrava bastante cheia.


O set começou com uma linha de baixo tremenda para dar espaço à cover de Positive Vibration de Bob Marley. Uma cover inventiva, que misturou os sons diversificados da banda que utiliza dois sintetizadores, instrumentos de sopro, flauta transversal, bateria, baixo e guitarras. Seguiu-se mais uma versão, desta vez Soul Rebel com uma letra que incentiva a perseverança e o amor como “arma” contra a injustiça. Durante a sua actuação, a banda chamou ao palco outros artistas para interpretar versões de Bob Marley, entre eles estiveram Anastácia Carvalho, Nish Wadada e outros cantores convidados que interpretaram vários temas de Bob Marley, prestando homenagem ao músico que tanto os inspirou e inspira, cantando com alma e devoção, o público sentiu essa identidade e verdade respondendo com efusão, entusiasmo e alegria.


Algumas das versões feitas foram Get up, stand up - que fez mexer toda a sala, cada pessoa a mover-se ao seu ritmo, mas num gigantesco bailado de boas vibrações- Kinky reggae, Natural Mystic, Concrete Jungle, No more trouble e incontornável Lively up yourself. Além das prestações dos músicos convidados ao palco pelos Terra Livre, também fomos embalados e quase hipnotizados por vários dos seus temas originais como Little by Little com uma harmonia perfeita entre todos os instrumentos e trechos fantásticos de flauta transversal. Momentos que nos invocaram cenários longínquos como pérsia com a flauta e ritmos do médio-oriente que nos transportaram do estúdio para paisagens onde a natureza ainda retém a sua força.


A natureza invadiu o estúdio com a Dança da Semente e a reza à sereia do mar, com ritmos brasileiros e reggae a cativar a audiência que já se encontrava rendida às palavras e sons transcendentais dos Terra Livre. Anunciaram também que o seu disco “Seeds, roots and flowers” estará disponível a partir de dia 13 de Fevereiro e pelo que ouvimos será recheado de ritmos inovadores, com identidade própria e acima de tudo fiéis às suas raízes que são as do mundo.


Depois da actuação fantástica de Terra Livre, seguiu-se o lendário Johnny Osbourne acompanhado pela Homegrown Band. A sala exalou entusiasmo e euforia com a presença do lendário cantor de reggae e dancehall que no auge dos seus 71 anos mantém a sua postura cool e carismática que manteve uma actuação de profunda empatia com o público que o tinha esperado ansiosamente, visto ser a primeira vez que o cantor da Jamaica iria actuar em Portugal. Trouxe alguns dos seus temas mais conhecidos e encheu a sala com o ambiente único da lendária ilha das Caraíbas, sem se desvirtuar da sua capacidade ecléctica de viajar pelas variantes da família musical do reggae. Foi um momento transcendental e há muito desejado por todos os fãs deste cantor lendário.


Movimentando-nos para territórios mais dub, foi a presença de Mad Professor com a participação especial de Nish Wadada. Mad Professor é uma das figuras mais importantes do Dub e fora da esfera do reggae, colaborou com bandas e músicos como Massive Attack, The Orb, Sade e Grace Jones. Os sons hipnotizantes de electrónica com as guitarras “gingonas” do reggae animaram madrugada dentro e encerraram um fim-de-semana que se quis livre, espiritual e que plantou a semente em cada um de nós, a das boas vibrações.


Texto: Cláudia Zafre
Fotos: Javier Pulpo
Local: Estúdio Time Out, Lisboa
Data: 9 de Fevereiro
Evento: festa de aniversário dos 74 anos de Bob Marley
Promotora: Taking Over