the music could save you: if not your life, then at least the day. The images that I saw every day were impossible to live with, and yet w...

Efeitos da música na sobrevivência dos prisioneiros nos campos de concentração, força invisível mas motriz para a resiliência de muitos sobreviventes (Parte 1)

the music could save you: if not your life, then at least the day. The images that I saw every day were impossible to live with, and yet we held on. We played music to them, for our basic survival. We made music in hell.

- Coco Schumann -

Uma réplica de “The Peat Bog Soldiers”, por Hanns Kralik no campo Börgermoor, 1933.

Introdução:
A música tem poderes que transcendem o entendimento humano. A primeira arte torna os humores e emoções sombrios mais leves, de outra forma descarrilariam em direcção ao isolamento e alienação. Nesse sentido, este texto prende-se e passa pelo período entre 1939 e 1945, um dos momentos mais trágicos e negros da história sem precedentes, um tema tão complexo com tantas pontas por juntar que, sob o ponto de vista analítico, não será entendido na sua plenitude e profundidade, tanto agora como depois. Continua, por isso, a ser um dos tempos da história contemporânea mais complexos, abordados no presente através de filmes, livros, e outros suportes. 

A filósofa judia Hannah Arendt debruçou-se sobre a definição d'A Banalidade do Mal, chegando à conclusão de que a verdade não é o mesmo que a transparência. Somos seres plurais e por isso o Eu jamais pode fugir da sua consciência. Por outro lado, Oliver Sacks, no seu Musicofilia investiga como o poder e o efeito da música transporta-nos para outras dimensões, conseguindo alterar o processo de dor em cura. A música pode atingir as emoções mais profundas; levanta memórias que se julgam perdidas, tira da depressão quando mais nada o consegue, ocupa mais partes do nosso cérebro do que a linguagem; nesse sentido, para Sacks, os humanos são uma espécie especial.

Em Musicofilia, o musicólogo examina os poderes da música através das experiências individuais de pacientes, músicos e pessoas comuns - desde um homem que aos 42 anos começa de repente a dominar o piano por ter sido atingido por um raio, a um grupo inteiro de crianças com síndrome de Williams, que tem como um dos principais sintomas a hipersensibilidade ao som, e a pessoas com amusia, para quem uma sinfonia soa como o barulho de panelas e frigideiras, a um homem cuja memória se estende por apenas sete segundos - para tudo, menos a música. 

Por sua vez o psicoterapeuta Viktor Frankl - que viveu e sobreviveu às atrocidades cometidas em Auschwitz -, afirma numa conduta confessional e intimista que nenhuma tragédia ou sofrimento se compararia à beleza e à força do amor que sentiu pela sua mulher amada, assassinada nos campos de concentração. No seu livro O Homem em busca de um SentidoViktor Frankl ancora-se nas memórias da sua mulher, evocando as imagens que o mantiveram vivo. O criador da Logoterapia fundamentou-se na necessidade mais profunda do ser humano que é olhar para a vida com sentido, encontrou na importância da logoterapia o método mais eficaz para a superação de traumas - aplicável a qualquer pessoa, em qualquer circunstância da vida.

Zuzana Růžičková retrata no seu livro Uma Centena de Milagres como a música a ajudou a sobreviver ao Holocausto: "Na música de Bach há uma intensa alegria de viver e, ao mesmo tempo, a tristeza mais desesperada. Temos sempre a sensação profunda de sermos mais humanos. [...] Uma fuga de Bach está bem acima do sofrimento humano. Tem que ver com a ordem. Com a lei. É algo que é mais do que humano. Para mim, é uma peça que vai sempre às profundezas do sofrimento, antes de se elevar acima da fé e da dor individuais. Sentimos sempre na música que Deus está presente, seja lá como for. [...] Para mim, é Bach que me ensina a fé.".

De um ponto de vista mais à superfície, este tema surge de uma visita que fiz a Buchenwald. Visualizei um dos documentários que se debruça sobre os efeitos que a música teve nos prisioneiros nos campos de concentração e como foi força invisível mas motriz para a resiliência de muitos sobreviventes.

Solução Final, Shoah e o Poder da Música
Desde a ascensão de Hitler ao poder - em 1933 - até à libertação dos sobreviventes nos campos de concentração, pode afirmar-se, com base em arquivos, que a música teve um papel preponderante na vida quotidiana dos encarcerados obrigados a obedecer ao trabalho forçado. Interpretar a história, mesmo com o devido distanciamento, sob o ponto de vista maniqueísta, poderá ser uma escolha imbecil e ignorante, uma vez que, mesmo olhando para a questão dos Sonderkommando ou para a narrativa do filme Land of Mine de Martin Zandvliet, existem sempre cinzentos que nestes contextos exemplificados levam a olhar para o cenário com mais humanidade e menos moralidade. No entanto, sabemos que há princípios inalteráveis, sendo um deles a liberdade do outro e a consciência, não podendo nunca qualquer teoria ou concepção motivar-se pelo preconceito e exterminação de um povo, cultura, etnia, religião, o que for. 

tira do livro Maus, do cartoonista Art Spiegelman

Maus do cartoonista Art Spiegelman retrata a história do seu pai Vladek Spiegelman, um judeu polaco sobrevivente de Auschwitz. Nas tiras, os judeus são desenhados como ratos, os nazis gatos, os polacos seculares ou não-judeus como porcos e os americanos cães. O espírito de Maus recorre à imagética da fábula e não aplica cor para discursar sobre um momento perturbador evidenciando por imagens o Shoah. O autor evita o sentimentalismo, interrompendo a narrativa para ressaltar as suas inquietações. É sem dúvida umas das obras que retrata o Shoah sem equivalente no universo da BD. 

(continua...)

Fontes:
O Homem em busca de um Sentido, Viktor Frankl.
Musicofilia, Oliver Sacks.
Uma Centena de MilagresZuzana Růžičková. 
Quando o Silêncio se torna Cumplicidade, Mateus Salvador. 
Lista de músicos: 

Texto: Priscilla Fontoura
Artigo: Efeitos da música na sobrevivência dos prisioneiros nos campos de concentração, força invisível mas motriz para a resiliência de muitos sobreviventes. O presente artigo foi muito suportado no conteúdo incluído no site Music and the Holocaust.

Observação: Para compartilhar os nossos conteúdos, por favor utilize os links relativos a www.acordesdequinta.com ou utilize os recursos oferecidos na página. Textos, fotos, artes e vídeos Acordes de Quinta estão protegidos pela legislação portuguesa sobre o direito autoral. Não reproduza o conteúdo digital e/ou do colectivo em qualquer meio de comunicação, electrónico ou impresso, sem autorização do Acordes de Quinta (geral@acordesdequinta.com). As regras têm como objetivo proteger o investimento que o Acordes de Quinta faz para produzir conteúdos de qualidade. 


Observation: To share our content, please use the links pertaining to www.acordesdequinta.com or use the resources presented in the website. Texts, photos, arts and videos Acordes de Quinta are protected by the portuguese legislation under the author's act. Do not reproduce the digital content of our collective in any communication mode be it digital or physical without authorisation from Acordes de Quinta (geral@acordesdequinta.com). The rules are meant to protect the investment made by Acordes de Quinta in order to produce quality content.