A cerveja é a causa e a solução de todos os problemas da vida,  é uma célebre frase de Homer Simpson que, apesar da sua veia humorística...

Nem só de cerveja vive o Homem, mas ajuda bastante

A cerveja é a causa e a solução de todos os problemas da vida, 
é uma célebre frase de Homer Simpson que, apesar da sua veia humorística, alicerça este autêntico néctar dos deuses no panteão, das melhores invenções alguma vez realizadas pela espécie humana. 


É um pouco complicado, ou talvez mesmo impossível, ajuizar a data de nascimento da cerveja, mas sabe-se, ou estima-se, que terá aproximadamente mais de 12 mil anos. E foi o oriente que se antecipou no fabrico deste excelso tónico de cereais. 

Na Alemanha, antes da Reforma Protestante, a Igreja Católica tinha o maior controlo sobre a produção de cerveja; no entanto, eram completamente contra o uso de lúpulo. Tudo mudou com a reforma de Lutero, que além de escrever abertamente contra os dogmas e erros da igreja católica, introduziu o lúpulo na produção de cerveja, tornando-a mais rica, aromática e, em suma, deliciosa. Era também uma alternativa à água que era consideravelmente perigosa de se beber. Podemos dizer só por esse facto que era uma época interessante para se viver.



Actualmente, é uma opinião popular que a cerveja Belga é uma das melhores do mundo. Parece que têm cervejas para todos os palatos e ocasiões. As cervejas feitas pelos frades em mosteiros são bastante populares, as ditas trapistas com menos gás, sabor algo adocicado e de textura mais densa. Vale a pena beber uma ou duas em Bruxelas com um prato de mexilhões fritos. Uma outra cerveja que é cada vez mais popular faz parte da família das Pale Ale, a IPA (India Pale Ale), que foi desenvolvida em Inglaterra no século XIX. A sua popularidade foi crescendo e são bastante trabalhadas e aperfeiçoadas nos EUA, onde há inúmeras marcas desta estirpe de cerveja. Aliás, foi a popularidade da IPA, nos EUA, que desenvolveu o fascínio e a arte das ditas cervejas artesanais. Há cada vez mais cervejeiras independentes a produzir as suas cervejas com rótulos interessantes e elegantes, assim como garrafas que valem a pena ser coleccionadas. 


Em Portugal esta tendência de fabrico está, felizmente, a ganhar cada vez mais popularidade e há um maior número de cervejas para apreciar. Vouzela, foi o palco escolhido para o MICKAS CRAFT BEER, um bar com uma grande quantidade de cervejas artesanais a preços bastante acessíveis, onde podemos petiscar, experimentar cervejas e aprender um pouco mais sobre as suas várias qualidades e estilos. A cerveja da casa, MICKAS, é uma marca que contém uma grande variedade de sabores e que vale a pena degustar e repetir. 

Instead of water we got here a draught of beer,... a lumberer's drink, which would acclimate and naturalize a man at once, - which would make him see green, and, if he slept, dream that he heard the wind sough among the pines.
Henry David Thoreau, (1817-1862)



TEXTO: CLÁUDIA ZAFRE
IMAGENS: RUI MOTA PINTO
BAR DE CERVEJA: MICKAS, CRAFT BEER, Vouzela