segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Numa relação séria com a Netflix: Club de Cuervos (2015- )


Existem certas séries que conseguem criar uma afinidade forte e intensa com os espectadores, por terem plots e subplots com contornos imprevisíveis e estimulantes e personagens tridimensionais com maneirismos muito particulares. 

Club de Cuervos (Club of crows) é uma série mexicana criada por Gary Alazraki e Michael Lam que retrata a odisseia de dois irmãos que ficam encarregues de gerir um clube de futebol após a morte inesperada do seu pai. 

A série mistura brilhantemente humor com drama. O humor é bastante irreverente, único e baseia-se tanto no enredo, como nos diálogos e próprios maneirismos e peculiaridades do carácter das personagens, brilhantemente encarnados por um elenco excepcionalmente talentoso.


Luis Gerardo Méndez (que também participou no enigmático, mas brilhante filme, Tiempo Compartido de 2018) interpreta Chava Iglesias, um jovem sequioso de continuar o legado do seu pai e que vai experienciar inúmeros obstáculos, assim como, a constante rivalidade com a sua irmã, Isabel Iglesias, excelentemente interpretada por Mariana Treviño

Todo o elenco acarinha e interpreta as personagens na perfeição, sejam elas principais ou secundárias, criando espaço para terem sido criadas spin-offs dedicadas a personagens consideradas secundárias, como o mockumentary, Yo, Potro (I, Potro) e a série La Balada de Hugo Sanchez.


Yo, Potro é um mockumentary realizado por Marcos Bucay que segue as aventuras e desventuras de Potro, interpretado por Joaquin Ferreira. Potro é um jogador de futebol brilhante, mas cujo comportamento impulsivo causa situações hilariantes e, por vezes, constrangedoras. 

La balada de Hugo Sanchez conta com uma temporada e segue Hugo Sanchez, o fiel, educado e quase robótico assistente pessoal de Chava Iglesias. Hugo Sanchez ganha vida através do actor Jesús Zavala e arrisca-se a tornar-se uma das personagens mais únicas e lendárias do universo televisivo, se é que não se tornou já.


Club de Cuervos tem tanto de fascinante, como de viciante e hilariante. A série foi escrita por Alesia Contanstini (Scrubs) e Jay Dyer (Californication), uma dupla que consegue criar um equilíbrio perfeito entre drama e comédia. Cuervos, cuervos, cuervos!

Texto: Cláudia Zafre
Série: Club de Cuervos
Imagens: Frames da série Club de Cuervos (2015-)