O filme "When Nature Calls" relembra-me a expressão popularizada pelos norte-americanos "what a beautiful mess". ...

Breaking the fourth wall: «When nature calls» (1985)

O filme "When Nature Calls" relembra-me a expressão popularizada pelos norte-americanos "what a beautiful mess". Finalizado em 1985 e realizado por Charles Kaufman, trata-se de um filme que merece o tão valorizado cunho de comédia absurda. Mistura géneros como spoof comedy, mockumentary, sketches a brincar com filmes e excertos de pessoas a falar, contando anedotas surreais com a expressão mais séria de sempre.
Para mim, que sou apaixonada por comédias, foi uma das melhores descobertas deste ano que ainda agora começou. Fruto das mentes brilhantes da Troma Entertainment, é um filme que demonstra o cariz hilariante da Troma que se tornou ainda mais famosa por causa de clássicos como The toxic avenger, Tromeo and Juliet e outros tantos filmes que coloriram o universo de muitos dos cinéfilos mais devotos do cinema independente, de suposta fraca qualidade (mito apenas) e com ideias originais e por vezes, tão fora da caixa que ela mesma explode.

Como adorei este filme e como é meu costume partilhar. Decidi vê-lo com uma amiga minha, vou chamá-la apenas Z por questões de privacidade. Z, assim como eu, é amante de comédias absurdas, brainless e que fazem uma brincadeira ligeira com outros filmes mais populares.

Sentámo-nos no sofá e encomendámos duas pizzas familiares, cada uma com quatro metades de toppings diferentes, fizemos ponche de frutas exóticas e festim feito, preparámo-nos para 1h25 minutos de pura risota. Abri a porta da casa de banho e coloquei um skate para ser mais rápida e pronta para a eventualidade de voltar a rir tanto que uma emergência urinária poderia suceder e all set to go.

Os risos misturaram-se, as lágrimas correram pela face e estabeleceu-se a seguinte premissa que faz continuação da magnifica música dos the Cure “boys don’t cry” but girls do... sometimes with laughter.”
É um filme que aconselho a ver com amigos/as, melhor amigo/a, simplesmente amigo/a e doppelganger. Para date movie é um pouco arriscado, mas se o crush gostar é casamento assegurado.
Peace. 


TEXTO: CLÁUDIA ZAFRE