The Flaming Lips   formou-se em Oklahoma a partir da mente criativa e hiper-activa de Wayne Coyne. Foram influenciados no seu começo p...

Breaking the Fourth Wall: «The Flaming Lips – The Fearless Freaks» (2005)


The Flaming Lips formou-se em Oklahoma a partir da mente criativa e hiper-activa de Wayne Coyne. Foram influenciados no seu começo por bandas como The Who na medida em que adoptaram um pouco o look e o som do garage punk e mais tarde por Butthole Surfers tanto no som como na originalidade das performances. Com o tempo adquiriram um som de raízes mais psicadélicas e com letras surreais e que apesar de abordarem temas sérios oferecem uma suavidade humanitária que os caracteriza. 


É e sempre foi uma banda curiosa por explorar novos territórios e por experimentar com o som as suas capacidades e alcances, como foi o caso do disco “Zaireeka” editado em 1997, bastante falado na altura, por ser composto por quatro discos que é suposto serem tocados simultaneamente em quatro aparelhagens diferentes. Foi com “Soft Bulletin” que alcançaram um maior reconhecimento e fama. Uma obra recheada de músicas que compõe uma autêntica sinfonia psicadélica e épica.


Neste documentário assistimos aos primeiros anos da banda, entrevistas com os vários membros da banda, incluindo os seus familiares e também alguns músicos que foram extremamente “tocados” pela música de The Flaming Lips. Podemos ver também algumas das experiências feitas pela banda em que investiram num maior contacto com os fãs da banda, convidando-os a participar em experiências sonoras. Uma banda ambiciosa que busca constantemente explorar novas sonoridades sem perder a sua sensibilidade nem abdicar das suas raízes. Depois de várias digressões no seu início de carreira, em que mal lhes dava para pagar a gasolina, continuaram a trabalhar. O seu esforço foi reconhecido quando ganharam três Grammy’s. Estão activos desde 1983 e continuam a produzir discos interessantes cheios de riqueza tanto musical como de performance, sendo que ver um dos seus concertos é uma experiência única e inesquecível. Um bom exemplo de que a persistência e a criatividade juntas alcançam muitas coisas boas.





TEXTO: CLÁUDIA ZAFRE
IMAGENS: Frames do documentário «The Flaming Lips – The Fearless Freaks» (2005)