Uivo Zebra, Maria do Mar, Helena Espvall, Phil Mendrix, João Sousa e André Calvário JAM NA ESTUDANTINA DE S.DOMINGOS DE RANA Par...

Uma compota sonora com Uivo Zebra, Maria do Mar, Helena Espvall, Phil Mendrix, João Sousa e André Calvário (Estudantina de S. Domingos de Rana)

Uivo Zebra, Maria do Mar, Helena Espvall, Phil Mendrix, João Sousa e André Calvário


JAM NA ESTUDANTINA DE S.DOMINGOS DE RANA

Para comemorar o 92º aniversário da estudantina Rui Eduardo Pães curou três concertos que fazem parte da edição “Concêntrico”, o ciclo de concertos de música experimental e improvisada organizada pelos elementos do colectivo “A Besta”. Nesta terceira sessão de Concêntrico, só nos foi possível assistir aos dois últimos concertos. A presença de Uivo Zebra, acompanhada pela violinista Maria do Mar e a violoncelista sueca Helena Espvall, contribuiu para que o experimental e o noise se cruzassem sem barreiras. Peças longas improvisadas - a roçar o noise - e com intervalos melódicos abriram portas aos músicos para que pudessem extravasar e aproveitar o máximo dos seus instrumentos. Durante uma hora fomos presenteados com temas progressivos, experimentais, barulhentos e por vezes atingindo algumas alturas dignas de post-rock. De salientar o excelente trabalho do baterista e as divagações intensas da guitarra que aliada a um sem número de pedais, conseguiu produzir sons imaginativos e etéreos que nos arrastaram numa viagem psicadélica além das paredes da simpática sala da estudantina.


Phil Mendrix, João Sousa e André Calvário


A segunda parte foi deixada a cargo de Filipe Mendes AKA Phil Mendrix que, no auge dos seus 70 anos, tocou solos de olhos fechados com um feeling digno de um guitarrista experiente. Do seu currículo constam os Chinchilas de 1965 e os Roxigénio da década de 80. Além disso, destacou-se ao tocar com Irmãos Catita na mesma altura que criou Phil Mendrix Band. Foi um momento de extremo rock psicadélico, ao jeito dos anos 70, com acompanhamento competente de baixo (André Calvário) e bateria (João Sousa). Uma boa hora de rock puro e duro com solos que Phil Mendrix improvisou e tocou de forma magistral. Esperamos mais compotas doces como esta onde o sabor se elevou a tudo o resto.

Phil Mendrix, João Sousa e André Calvário

TEXTO: CLÁUDIA ZAFRE
IMAGEM e VÍDEOS: JOSÉ MARQUES 
LOCAL: ESTUDANTINA DE S. DOMINGOS DE RANA
DATA: 24 de Março, 2018