The The é uma banda britânica formada em 1979 em Londres, Inglaterra. A banda é liderada pelo músico Matt Johnson , dotado de uma vo...

Breaking the Fourth Wall: «The Inertia Variations» (2017)


The The é uma banda britânica formada em 1979 em Londres, Inglaterra. A banda é liderada pelo músico Matt Johnson, dotado de uma voz grave, apaziguadora e profundamente melódica. Foi em 1983 que editaram SOUL MINING que apesar de só conter sete temas, declarou-se como um dos discos mais icónicos e importante da década de 80 no campo da música mais alternativa. As músicas são dotadas de alguma inclinação pop mas com arranjos sofisticados e criativos. Uma das músicas mais conhecidas do disco é o segundo tema, This is the Day, uma verdadeira masterclass em como compor a música pop perfeita. Uma música que nunca soará datada e que faz parte do imaginário musical dos melómanos que cresceram e viveram a década de 80. 


A qualidade dos The The prolongou-se ao longo dos anos 90 e 2000, atingindo o seu auge com o disco DUSK, editado em 1993. Um disco composto por dez canções, cada uma com o seu charme próprio, mas cujo tema geral evoca a solidão e melancolia de uma vida urbana. Há autênticas obras-primas neste disco como é o caso de Love is Stronger than Death, Slow Emotion Replay, Helpline Operator e Lonely planet. Um disco fantástico que tem tanto de melancólico como de optimista e que é recheado por letras poéticas e certeiras no que diz respeito à condição humana.



Neste documentário realizado por Johanna St Michaels contamos, por vezes, com a voz-off de narração de Matt Johnson que vai debitando algumas pérolas de inflexões filosóficas e sociais com a sua voz extremamente confortante e carismática.


Numa das conversas ao telemóvel com uma fã, Matt Johnson explica que sempre se sentiu atraído para escrever músicas sobre temas universais e eternos, tais como, amor, sexo, morte, guerra, Deus e política. Temas que estão sempre presentes ao longo das letras da discografia dos The The. Há também excertos de entrevistas antigas a Matt Johnson. Mas o mais interessante é acompanhar Matt Johnson em conversas com amigos ou com a realizadora do filme (que é também uma ex-namorada de Matt Johnson) a explicar por que é que fez um hiato na sua carreira musical. 


A génese do documentário é também muito interessante porque segue a odisseia de Matt Johnson de escrever uma canção pela primeira vez passado quinze anos depois de ter passado por períodos muito complicados como a morte do seu irmão, Andy Dog que durante a sua vida fez a maior parte do art-work para os discos dos The The

É um documentário que mistura imagens de profunda dimensão poética acompanhados pela narração de Matt Johnson com momentos realistas e do quotidiano, em que o músico simplesmente se senta a conversar com vários amigos. 


Um trabalho bastante interessante para fãs dos The The e Matt Johnson que clarifica e promete o seu possível retorno para a gravação de mais um disco. Esperemos que sim.

TEXTO: CLÁUDIA ZAFRE
IMAGENS: Frames do Filme Documentário



Love, love, love
Love, love, love

Me and my friend were walking
In the cold light of morning
Tears may blind the eyes, but the soul is not deceived
In this world even winter ain't what it seems

Here come the blue skies, here come the springtime
When the rivers run high and the tears run dry
When everything that dies shall rise

Love, love, love is stronger than death
Love, love, love is stronger than death

In our lives we hunger for those we cannot touch
All the thoughts unuttered and all the feelings unexpressed
Play upon our hearts like the mist upon our breath
But awoke by grief, our spirits speak
How could you believe that the life within the seed
That grew arms that reached, and a heart that beat
And lips that smiled, and eyes that cried could ever die?

Here come the blue skies, here come the springtime
When the rivers run high and the tears run dry
When everything that dies shall rise

Love, love, love is stronger than death
Love, love, love is stronger than death
Love, love, love is stronger than death
Love, love, love is stronger than death

Shall rise
Shall rise
Shall rise
Shall rise

Do disco DUSK