Numa ZDB bem composta de público decorreu o concerto de lançamento de Punk Academics , o segundo LP dos Cave Story, banda das Caldas d...

Da caverna para o aquário: Cave Story + Julius Gabriel, ZDB


Numa ZDB bem composta de público decorreu o concerto de lançamento de Punk Academics, o segundo LP dos Cave Story, banda das Caldas da Rainha formada por Gonçalo Formiga (voz e guitarra), Pedro Zina (baixo), Ricardo Mendes (bateria) e João Sousa (teclas). 

Antes dos Cave Story subiu ao palco o saxofonista Julius Gabriel, um músico alemão que vive no Porto e que trazia na bagagem Dream Dream Beam Beam, o seu primeiro disco a solo lançado em maio deste ano. Tocou temas relativamente longos naquilo que se pode chamar de jazz psicadélico / cósmico. Com o seu saxofone tenor ligado a um conjunto de pedais, loops e samplers, combinou o sopro com os feedbacks e as camadas eletrónicas por ele geradas, daí resultando um som bastante original e apelativo. Para repetir.

Passava pouco das 23h quando o quarteto caldense entrou em cena para um concerto de uma hora, sem direito a encore. Nos temas foi possível detectar algumas influências de bandas como Pavement ou The Fall, mas também de alguma da estética punk nas músicas de curta duração tocadas em ritmo mais acelerado. Apoiado numa secção rítmica de boa qualidade, onde a bateria bate sempre muito forte, temas como Available Markets, Nickel Sports, Modern Face, Hill so White, Special Diners e Punk Academics (com a participação de Julius no sax) foram os momentos que mais retive como pontos altos. Foi pena não terem tocado mais uns temas, talvez o calor no limite do insuportável os tenha condicionado. Uma banda a seguir com atenção.


TEXTO: JOSÉ MARQUES
IMAGENS e VÍDEO: JOSÉ MARQUES
LOCAL: ZDB, Lisboa
DATA: 29 de Setembro, 2018
CONCERTOS: Cave Story + Julius Gabriel