Les Blank foi um documentarista prolífico que infelizmente faleceu em 2003. No entanto, a sua obra continua disponível e nela podemos...

Breaking the fourth wall: «The blues accordin' to Lightnin' Hopkins» (1970)


Les Blank foi um documentarista prolífico que infelizmente faleceu em 2003. No entanto, a sua obra continua disponível e nela podemos experienciar o apreço que Les Blank tinha pelas pessoas e assuntos que retratava nos seus filmes. Um dos que mais deu que falar foi o famoso Werner Herzog eats his shoe, que assim como o nome indica é o evento em que o realizador bávaro Herzog comeu o seu sapato frente a uma audiência. Para quem não se recorda da história, o que levou o intrépido realizador a comer o próprio sapato foi uma aposta que fez com um dos seus amigos realizadores Erroll Morris. Na aposta, Herzog tinha incentivado o amigo a acabar o seu filme e que se o fizesse, Herzog comeria o próprio sapato. O que aconteceu. Erroll Morris terminou o brilhante documentário Gates of Heaven e Herzog comeu o próprio sapato. Realismo puro captado por Les Blank.


Neste documentário, Les Blank não se foca apenas em Lightin’ Hopkins, no homem do blues mas também no ambiente e vivência no meio rural do sul dos EUA. Apesar de apenas ter cerca de 30 minutos de metragem, o documentário consegue retratar a lenda texana do Blues, Lightnin’ Hopkins. A sua infância no Texas, o seu talento pela improvisação e o seu amor pelo blues porque como afirma sempre tocou com a alma e o coração. São nos dados excertos de Lightnin’ a tocar com outros músicos num barbecue e em outros cenários do género. Imagens do quotidiano da comunidade afro-americana, um rodeo, uma pescaria e áudio de uma história bastante interessante que reflecte os problemas de classe e de raça prevalecentes no sul dos EUA. 


 É um retrato enternecedor de um dos melhores e maiores guitarristas dos nossos tempos

TEXTO: Cláudia Zafre
IMAGENS: Frames do filme "THE BLUES ACCORDIN' TO LIGHTNIN' HOPKINS"