Não são precisas muitas horas, ou muitas linhas, para explanar os momentos trágicos da vida. Ricky Gervais, autor de The Office (2...

Numa relação séria com a Netflix: After Life (2019)



Não são precisas muitas horas, ou muitas linhas, para explanar os momentos trágicos da vida. Ricky Gervais, autor de The Office (2001), mostra o seu lado mais profundo e dramático com After Life já antes revelado com Derek (2013). A primeira temporada desta série está dividida em seis episódios de curta duração. 


After Life conta a história de um jornalista local que perdeu a sua mulher, vítima de uma doença oncológica, com quem viveu 25 anos muito feliz. Além de casados, eram também os melhores amigos. A perda para Tony foi tão devastadora que a realidade em que agora vive é perpassada por pensamentos suicidas. Por mais que todos à sua volta o tentem ajudar, Tony acaba por afastar qualquer tentativa. 


Apesar das conversas profundas trocadas com Anne, frente à campa dos respectivos cônjuges, Ricky jamais coloca de parte o género que tanto o caracteriza, o humor mordaz e surreal. No entanto, After Life apresenta um Ricky Gervais mais preocupado com o lado existencialista que o leva a importar-se mais com o bem que devemos fazer aos outros. Personagens como o carteiro, o colega fotojornalista, o psiquiatra e o pai de Tony devolvem os tons cómico e cru característicos do imaginário Ricky Gervais. 

Em toda a temporada aparecem personagens bem construídas, "personagens comuns" que tanto podem viver aqui, como acolá, porque, de facto, existem em toda a parte. 


A série é também pontuada por momentos musicais incríveis, Daughter e Nick Cave and The Bad Seeds são bandas que ajudam a intensificar os momentos mais dramáticos. 

Nesta série, que conta com uma segunda temporada em 2020, conhece-se o lado mais humano e profundo de Ricky Gervais. 

Para quem viu a série, aqui fica uma questão... Seria mesmo aquele o dente de Freddie Mercury?


Texto: Priscilla Fontoura
Série: After Life
Imagens: Frames da série