Pedais de efeitos, distorções que formam paredes sonoras, vocalizações submersas nas melodias, introspecção e criação de uma atmosfera ...

Breaking the fourth wall: «Beautiful Noise» (2014)


Pedais de efeitos, distorções que formam paredes sonoras, vocalizações submersas nas melodias, introspecção e criação de uma atmosfera onírica foram elementos fundamentais para descrever um grupo de bandas radicadas no Reino Unido durante a década de 80 e 90. A crítica apelidou o movimento sonoro de Shoegaze e a sua influência é notória em algumas bandas actuais.


Este documentário realizado por Eric Green explora o percurso de algumas das bandas mais influentes que ajudaram a criar e a moldar um movimento por criarem sonoridades muito particulares e próprias. As bandas em que o documentário se foca são Cocteau Twins, Jesus and Mary Chain, Ride, Slowdive, Chapterhouse, Pale Saints, Lush e Medicine.


A história de cada uma das bandas é construída através de imagens de arquivo, trechos de videoclips e entrevistas recentes a membros das bandas. São também entrevistados outros músicos que tecem os seus comentários pessoais sobre as bandas e as influências que conseguiriam criar no futuro. Alguns dos músicos entrevistados são Robert Smith dos The Cure, Wayne Coyne dos Flaming Lips e Billy Corgan dos Smashing Pumpkins.

O documentário aborda a questão de género no Shoegaze e o facto das bandas beneficiarem com a harmonia entre elementos femininos e masculinos, desconstruindo o molde do Rock n Roll que conta com uma influência predominantemente masculina. 


Também é abordado o final do movimento devido a questões internas das próprias bandas e o seu ressurgimento através de bandas como M83. É um documento importante para fãs do género ou para quem quer saber um pouco mais das bandas que mais influenciaram a cena da música alternativa nas décadas de 80 e 90.

Texto: Cláudia Zafre 
Imagens: Frames do doc. Beautiful Noise, escrito e realizado por Eric Green