Foto: Pedro Sousa Na adolescência passa-se por uma montanha-russa apetrechada com vontades criativas que impelem cada um a agir como...

Bagagem de JUSEPH: 5 livros, 5 discos, 5 filmes/séries

Foto: Pedro Sousa

Na adolescência passa-se por uma montanha-russa apetrechada com vontades criativas que impelem cada um a agir como se não houvesse amanhã. Para quem, desde cedo, se sente movido pela música, explorar um instrumento faz parte do manual de instruções de um melómano. De Norte a Sul do país, de cidade a freguesia, de freguesia a vila, de vila a aldeia, deve haver, pelo menos, uma banda e/ou um instrumentista que faça/m soar notas além das paredes.

JUSEPH, banda que se fixa nas encostas do vale de onde se avistam as montanhas mágicas, Vale de Cambra, começam - a partir de uma sala de ensaios, nos finais de 2009 -, a criar temas apenas a duas guitarras e bateria. Pedro Bastos junta-se para ocupar o lugar de baixista, e em 2013 decidem lançar o primeiro trabalho, o EP NOVAE, produzido por Makoto Yagyu, com a assistência de Fábio Jevelim, no Black Sheep Studios, em Sintra. Nesse mesmo ano decidem iniciar a digressão nacional, para apresentar NOVAE, que termina no final de 2014. No ano seguinte, Rafael Soares junta-se a JUSEPH como terceira guitarra, sintetizador e participante activo na composição do disco ÓREIDA, o primeira longa duração, produzido, mixado e masterizado por Daniel Valente, proprietário dos estúdios CAOS Armado. ÓREIDA foi lançado em vinil pelas editoras Wooaaargh (Alemanha), Regulator Records (Portugal) e Raging Planet (Portugal), a 1 de Fevereiro de 2019. Segundo a banda, ÓREIDA "traduz em pleno o terreno onde se move o som de JUSEPH, um som grave aliado de melodias ora alegres, ora escuras, uma batalha sonora entre a destruição e a reconstrução!".
Perguntámos a cada membro de JUSEPH qual o livro, o disco, o filme/série que mais os influenciou.

Leandro Sousa Bastos

- livro: A Metamorfose (1915), Franz Kafka
- disco: Tunnel Blanket (2011), This Will Destroy You
- filme/série: Lost, (2004-2010), J.J. Abrams, Jeffrey Lieber, Damon Lindelof

Marcos Martins

- livro: O Segredo (2006), Rhonda Byrne 
- disco: Sometimes (2005), City and Colour
- filme/série: The Bucket List (2007), Rob Reiner 

Pedro Simões
- livro: 1984 (1949), George Orwell
- disco: All Things Must Pass (1970), George Harrison
- filme/série: The Handmaiden (2016), Chan-wook Park

Rafael Soares
- livro: n/a
- disco: The Hawk is Howling (2008), Mogwai
- filme/série: The Prestige (2006), Christopher Nolan

Sérgio Pinho
- livro: As Intermitências da Morte (2005), José Saramago
- disco: Stratosphere (1998), Duster
- filme/série: Vertigo (1958), Alfred Hitchcock




Escolhas: JUSEPH
Texto: Priscilla Fontoura
Vídeo: Mário Costa