A guerra do Vietname foi retratada em vários livros e filmes. Platoon realizado em 1986 por Oliver Stone foi um dos filmes mais ma...

Numa relação séria com a Netflix: The Vietnam War (2017)


A guerra do Vietname foi retratada em vários livros e filmes. Platoon realizado em 1986 por Oliver Stone foi um dos filmes mais marcantes sobre esta guerra que ilustrou as experiências do realizador como membro da infantaria do exército americano.

Um outro filme que retrata os horrores da guerra e a espiral de insanidade a que alguns homens estão sujeitos na guerra, foi Apocalipse Now de Francis Ford Coppola, adaptado livremente do romance, Heart of Darkness de Joseph Conrad.

E não se podia deixar de falar de Full Metal Jacket, realizado por Stanley Kubrick, e que retrata o quotidiano de um grupo de fuzileiros que se preparam para a ofensiva de Tet no Vietname.


Os três filmes retratam os horrores e violência inimagináveis desta guerra que tolheu a vida de inúmeros homens.

Afastado do reino da ficção, surgiu em 2017 um documentário titânico realizado por Ken Burns e Lynn Novick. Constituído por 10 episódios e perfazendo um total de cerca de 18 horas, esta guerra é ilustrada de forma fiel, imparcial, objectiva e esteticamente muito competente.

O documentário serve-se de fotografias e filmes de arquivo, entrevistas a centenas de veteranos (americanos e vietnamitas) e testemunhas. Também se preocupa ao dar o contexto histórico anterior a este grande conflito e logo no primeiro episódio somos introduzidos ao período de conquista francesa da Indochina e regime colonial dos franceses sobre o Vietname, assim como a sua divisão em duas zonas. A zona norte que será apoiada pela Rússia e China e a Zona Sul pelos EUA e alguns aliados europeus.


A banda-sonora é também exemplar com alguns temas populares da época e a score é deixada a cargo de Trent Reznor (NIИ). É um documentário coeso e completo que oferece, de forma cinematograficamente elegante, toda a cronologia de uma guerra que marcou a história mundial.

Texto: Cláudia Zafre
Documentário: The Vietnam War
Imagens: Frames do documentário The Vietnam War (2017)