São quatro músicos, companheiros de estrada e amigos de palco que não se fecham  dentro de um aquário. A cumplicidade sente-se nos olh...

The PHYSICS HOUSE BAND: quatro músicos em pura convulsão, numa noite quente no Maus Hábitos


São quatro músicos, companheiros de estrada e amigos de palco que não se fecham dentro de um aquário. A cumplicidade sente-se nos olhares e nos sorrisos que trocam enquanto tocam na sala do Maus Hábitos (Porto). Acima de tudo, divertem-se e muito! Tocam com uma energia quase surreal e cartoonesca.


Physics House Band - nome retirado de uma escultura de Alexander Calder, conhecido por inventar esculturas de arame e mobiles -, estreia-se em Portugal para apresentar o novo EP Death Sequence, que conta com a participação de Stewart Lee. O comediante descreve o primeiro trabalho da banda para a Sunday Times: "o debut deste jovem trio britânico oferece um belo-feio instrumental rock progressivo que fãs de longa data de King Crimson pensam que nenhuma banda consegue tocar mais".

A primeira digressão em Portugal, que passa por Oeiras, Beja, Portimão, Leiria, Bragança, Aveiro, Porto, Figueira da Foz, termina hoje em Monchique. No Maus Hábitos (Porto), a meia sala, sentiu-se no corpo o calor e a energia destes quatro imparáveis, ansiosos por mostrar o que sabem fazer. Muito atentos ao público que os assiste trocam, entre temas, palavras imbuídas de contentamento por estarem em Portugal. A banda é formada em 2012, durante a caminhada académica, pelos multi-instrumentistas Samuel Organ (guitarra, sintetizador, orgão, efeitos), Adam Hutchison (baixo e sintetizadores) e o baterista Dave Morgan, mais tarde Miles Spilsbury (saxofone e sintetizadores) passa a quarto elemento.

Já levam dois álbuns na bagagem, Horizons/Rapture (2013), caracterizado por ser "um cataclismo, odisseia cíclica que faz uma espiral que entra e sai de bolsas caleidoscópias, ambiência serena e frenéticos e apopléticos devaneios", e Mercury Fountain, (2017), mas é o vídeo Titan que deixa o público mais atento ao trabalho de Physics.

O quarteto de Brighton é uma referência do rock instrumental da última década, o som tem sido descrito como rock-experimental-psicadélico, psych-rock, math-rock experimental e psicadélico. Paul Lister (The Guardian), caracteriza o som dos Physics como "uma tempestade perfeita de rock, prog, psych, cósmico, tech metal e jazz fusão", referindo ainda que os membros da banda tocam cerca de 33 instrumentos entre eles. 



Apesar de todos os membros dominarem bem os instrumentos, o baterista Dave Morgan é o trunfo da banda, toca do princípio ao fim de maneira compulsiva, fazendo muitas vezes lembrar o one-man band André Diamant, mais conhecido por Duracell

A banda já tocou ao lado de nomes como Alt-J, Jaga Jazzist, Deehoof, LITE, 65daysofstatic, Three Trapped Tigers, Mono e Omar Rodriguez-Lopez. Os Physics House Band estrearam-se em Portugal. Estes  quatro músicos, que se mexem em pura convulsão, deixaram no público a vontade de um regresso. 


Texto: Priscilla Fontoura, SP
Fotos: Emanuel R. Marques, Priscilla Fontoura
Evento: THE PHYSICS HOUSE BAND
Data: 27 de Junho, 2019
Local: Maus Hábitos, Porto
Promotora: 
yayayeahmusic