As canções e música de protesto sempre tiveram um papel activo na luta contra ditaduras e tiranias. Além de fornecerem um veículo efect...

Breaking the fourth wall: «Amandla! A Revolution in four Part Harmony» (2002)


As canções e música de protesto sempre tiveram um papel activo na luta contra ditaduras e tiranias. Além de fornecerem um veículo efectivo de protesto, são também uma maneira de eliminar a repressão a nível individual, mas não deixam de ser a expressão de um povo.

A música sempre teve, tem e terá um papel fundamental no continente africano onde muitas vezes a luta deu origem à canção. Sendo que é também algo instintivo e natural em África como veículo espiritual e ponte de ligação com uma entidade superior.

Estas componentes da música foram sentidas na África do Sul durante o regime brutal do apartheid. O povo uniu-se através da música, das canções e dos cantos em coro. Foi desde 1948 – com a instauração do regime apartheid até ao seu final de 1994 - que os africanos se uniram para de uma forma não-violenta acabar com o domínio brutal e tirano que os oprimia. Impedidos de andar em vários autocarros, terem de abandonar as suas casas e ocupar verdadeiros guetos, entre outras violências, o povo negro africano nunca deixou de cantar e demonstrar a sua resistência.

Este documentário realizado por Lee Hirsch que passou nove anos na África do Sul a reunir entrevistas, footage e imagens de arquivo para o documentário, mostra quão importante e indispensável foi o papel da música no acto da revolução e justiça social. Há trechos de performances de vários músicos e um bom enquadramento histórico e social através de entrevistas, imagens e footage de arquivo. É um filme que mostra a música como arma e escudo de todo um povo.

Texto: Cláudia Zafre 
Imagens: Frames do doc. Amandla! A Revolution in four Part Harmony