Devido ao estado do tempo, os concertos que teriam lugar na piscina de Moledo foram alterados para outro espaço: o palco principal do fest...

Os céus anunciam os ritmos de um céu cósmico no SonicBlast Moledo (2019) - 8 AGOSTO

Devido ao estado do tempo, os concertos que teriam lugar na piscina de Moledo foram alterados para outro espaço: o palco principal do festival SonicBlast Moledo, cujos imprevistos acabaram por causar uma série de atrasos. Foi ainda possível ver o concerto do quarteto sueco MaideVale de guarda chuva na mão. O concerto deambulou entre os dois álbuns: Madness Is Too Pure (2018) e Tales of the Wicked West (2016). Apesar de ter sido um concerto de curta duração, a banda foi ganhando uma dinâmica coesa e desinibida ao longo da performance. Não se poderia esperar outra coisa senão boa disposição em palco e boas doses de groove psicadélico. Fiquem atentos pois reserva-se uma entrevista feita pela equipa do Acordes com dois elementos da banda que falaram um pouco sobre o seu percurso. 



High Fighter








MaidaVale

Os Minami Deutsch viajaram entre o ocidente e o oriente através do seu rock psicadélico fortemente influenciado pelo Krautrock. Trazem e pretendem inovação dentro de um meio que cada vez mais se quer livre de rótulos. Concerto de batidas repetidas e guitarras afinadas no experimentalismo que se quer, ora lento ora intenso, atingindo o auge para no minuto seguinte voltarem ao início da jornada musical. É um concerto para ser experienciado com todos os sentidos e deixar a mente viajar. Prestação curta e de um entusiasmo contagiante, transmitido pela frenética baterista que acompanhou a banda nesta digressão. A curta amostra da massagem tântrica musical que proporcionaram ao público do Moledo, possibilita uma repetição com o regresso a Portugal no próximo mês, dia 20, no CAAA de Guimarães (Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura), com os Solar Corona na primeira parte, e dia 21, no MusicBox em Lisboa. A equipa do Acordes tinha uma entrevista preparada, mas infelizmente não foi possível devido a problemas de voos. 



Minami Deutsch

O dia ainda se mantinha claro, apesar dos avisos do céu. Do norte da Europa chegam os aguardados The Devil and The Almighty Blues. Tudo o que se esperava confirmou-se. Em palco escuta-se uma sonoridade tipicamente heavy blues alicerçada em visuais doomescos, com guitarras sólidas, melodias capazes de por qualquer voz a trautear e dedos a acompanhar os solos. Repletos de música envolvente, o seu repertório incidiu nos temas do seu último registo o TRE, assim como nos álbuns anteriores. Este memorável concerto foi a imagem perfeita para se observar o singular encontro do dia com a noite. 


The Devil and the Almighty Blues

Seguiram-se os alemães Lucifer, os suecos Monolord, os americanos Earthless que, como é habitual, deixam os fãs com um sorriso de bochecha a bochecha, tal é a harmonia desconstruída, e linguagem musical alcançada por aqueles 3! De porte descontraído e atitude transparente, são o elixir da boa disposição e música meticulosamente (des)preocupada com o virtuosismo. As orações sónicas continuam e quem sabe um dia destes possa surgir a oportunidade de ver os Earthless a conversar musicalmente com os OM. Já imaginaram o Amos a tocar com o Rubalcaba? Os Earthless repuseram as energias sugadas pela roupa molhada, num dia em que foi parando de chover. 






Monolord

Os suecos Graveyard e os portugueses Solar Corona fecharam o primeiro dia de festival com uma performance capaz de alimentar a mente que ansiava por algo mais. Notou-se a banda mais coesa, madura com as doses certas de psicadelismo à mistura. Neste quarteto o acrescento do saxofone a lembrar o mundo Floydiano (ouçam a Rebound) veio trazer aquela viagem cósmica apenas com bilhete de ida. Sem dúvida alguma, e com o primeiro-longa duração Lightning One, os Solar Corona vieram confirmar que a música nacional está de óptima saúde e mais revigorante que nunca. 









Earthless











Graveyard

Texto: SP
Imagem: Rui Mota Pinto
Concertos: High Fighter, MaidaVale, The Devil and the Almighty Blues, Monolord, Earthless, Graveyard

Data: 8 de Agosto de 2019
Locais: Moledo
Festival: SonicBlast Moledo 2019