Género: rock, alternativo, real pedráda, gipsy, punk Álbum: The Shape of Party to Come Data de lançamento: 26 de Abril, 2019 Editora: Exoti...

PÁS DE PROBLÈME: The Shape of Party to Come

Género: rock, alternativo, real pedráda, gipsy, punk
Álbum: The Shape of Party to Come
Data de lançamento: 26 de Abril, 2019
Editora: Exotic Underground
https://pasdeprobleme.bandcamp.com


Os Pás de Problème, cedo nos habituaram ao seu som contagiante e festivo. The Shape of Party to Come é o sucessor de Silence is Gold, editado em 2017 e que caiu como uma bomba de confettis no cenário da música alternativa portuguesa.

The Shape of Party to Come é o segundo disco de originais que consegue, garantidamente, esboçar um sorriso genuíno no rosto que se encontrar mais sisudo.
A alegria, diversão e bom humor do disco são cativantes e podemos dizer que se trata já de uma das qualidades inatas dos Pás. A capacidade de colocar asas nos pés a quem sempre desgostou dar uns passinhos de dança.

O Acordes esteve presente num dos seus concertos em 2018 no Titanic (Lisboa – Cais do Sodré) e presenciou, com fascínio, a relação genuína e empática que se estabeleceu rapidamente entre os músicos e o público. Um feito que é reservado às bandas que além de se expressarem bem musicalmente, conseguem criar uma ligação emocional e sensitiva que torna músicos e público numa membrana única que vibra em cada acorde, nota e compasso.

Pás, neste segundo disco, conseguem um registo ainda mais sólido e dinâmico que o seu antecessor. Reunindo influências que vão desde a sonoridade boémia e exuberante da música das balcãs, rock alternativo e independente na linha de Primitive Reason, dinâmicas imprevisíveis e carismáticas de Mr. Bungle e algum eclectismo surpreendente reminiscente de Red Wings Mosquito Stings, os Pás criaram a sua própria sonoridade, que nos deixa rendidos à sua exuberância e originalidade.

The Shape of Party to Come é uma festa em 14 movimentos que se desenvolvem em ritmos espasmódicos e criam uma atmosfera folgazã desde o começo do primeiro tema, Navroska até ao último, Roxane.

Navroska é uma música cantada em português e desenvolve-se em dinâmicas expansivas e coloridas, piscando o olho subtilmente a texturas e melodias circenses que nos embalam, fazendo-nos sentir plenos da boémia aventureira e romanesca de piratas de papagaio no ombro e garrafa de rum na mão.

O Abuka caiu com 3 grades de cerveja nas escadas do Disgraça, é uma música que revela em toda a sua graça a versatilidade musical de Pás, distendendo-se em ritmos balcãs imiscuídos de guitarras despojadas reminiscentes de surf rock. Além do seu título sugestivo e bem-humorado, a música consegue criar uma banda-sonora para situações imaginárias ou reais de momentos quotidianos pautados pelo surrealismo.

Party Like Coltrane, como o título indica, espraia-se em ritmos que apelam à dança, aliados às vocalizações que incitam à dança e à folia. Há também momentos para solos electrizantes e “nervosos” de guitarra. A música separa-se em vários movimentos, uns mais activos e fulgurantes e outros um pouco mais contidos.

Estas são as três primeiras músicas do disco e que estabelecem a toada para os restantes temas que bem diversos entre si, fazem jus ao nome do disco, pois é a festa que precisamos nos dias bons ou menos bons. Pás exalam boa disposição, musicalidade e ritmos diversos de forma genuína e pouco convencional. Asinhas nos pés e sorrisos nos rostos.


A banda vai estar em digressão pelo país no próximo mês para apresentar o novo trabalho e podem verificar as datas e cidades no facebook da banda. O próximo concerto realizar-se-á no Sábado (21 Setembro) no Sabotage em Lisboa. 
Ouvir The Shape of Party to Come

Texto: Cláudia Zafre