Pose é uma série criada por Ryan Murphy, Brad Falchuk e Steven Canals que se centra em Nova Iorque em finais dos anos 80 e revisit...

Numa relação séria com a Netflix: Pose (2018- )


Pose é uma série criada por Ryan Murphy, Brad Falchuk e Steven Canals que se centra em Nova Iorque em finais dos anos 80 e revisita o mundo dos bailes dentro da comunidade LGBT. 

Os bailes da comunidade foram imortalizados no documentário Paris is Burning, realizado por Jennie Livingston, e retrata fielmente toda uma cultura que engloba moda e dança, e, acima de tudo, a necessidade de expressão numa sociedade que ignorava e menosprezava essa comunidade. 


Pose alcança todo o encanto de Paris is Burning, aliando uma série de plots e sub-plots que seguem os dramas e alegrias das personagens, desde o rapaz gay que não foi aceite pela família e teve de se mudar para Nova Iorque para seguir o seu sonho de ser dançarino, ao glamour nas vidas difíceis de duas das personagens principais, Elektra e Blanca

A série também retrata a prosperidade materialista da época, a epidemia do HIV e os preconceitos vigentes da época em relação à comunidade gay e transgénero. 

Um dos trunfos da série, são as suas interpretações, brilhantemente levadas a cabo por MJ Rodriguez (Blanca Rodriguez-Evangelista) e Dominique Jackson (Elektra Abundance) que são as “mães” principais da série. 

O termo “mãe” carrega um elevado valor simbólico e profundo dentro da comunidade, visto que os bailes são constituídos por várias “casas” lideradas por uma “mãe”. Um dos objectivos centrais de uma “mãe” é cuidar da sua prole, organizar as coreografias e roupas para o baile, mas, acima de tudo, exercer uma força positiva, dinamizadora e compassiva para as pessoas que foram rejeitadas pelas suas famílias de sangue que encontraram na comunidade a sua verdadeira família. 


Pose é um olhar sensível que captura as dificuldades, exuberância, alegrias e dramas de uma comunidade que construiu os seus próprios valores, éticas e identidades, numa época que os rejeitou e menosprezou. Pose afirma com segurança que é bom e salutar ser diferente.

Texto: Cláudia Zafre
Série: Pose
Imagens: Frames da série Pose (2018- )