Talvez se possa aplicar literalmente a Michael Jackson (MJ)  o famoso verso do tema icónico de T-REX , Cosmic Dancer que diz “I danced...

Breaking the fourth wall: «Michael Jackson's journey from Motown to Off the Wall» (2016)


Talvez se possa aplicar literalmente a Michael Jackson (MJ) o famoso verso do tema icónico de T-REX, Cosmic Dancer que diz “I danced myself right out the womb”, porque com somente 3 anos, MJ já era uma criança cheia de ritmo com uma vontade insaciável de dançar. A sua ascensão no mundo da música foi precoce, iniciando com os seus irmãos, o grupo Jackson 5, com vários singles a atingir o topo das tabelas de vendas. A sua popularidade levou também à criação de uma série de desenhos animados sobre a banda. 


Debaixo da alçada da famosa editora Motown Records, os irmãos Jackson sentiram uma necessidade urgente de começar a ter mais liberdade criativa em relação aos seus temas, unindo-se a uma outra editora e sendo obrigados a mudar o nome para The Jacksons. A popularidade do grupo permaneceu incólume, continuando a compor hits e a fazer digressões. 

MJ eventualmente trilhou o seu caminho como um artista a solo e trabalhando também como actor na reconstrução do clássico The Wizard Of Oz, chamado The Wiz e realizado por Sidney Lumet. MJ encarnou o papel de Scarecrow, uma personagem pela qual sentia um grande fascínio desde criança. 

Apesar de se assumir como perfeccionista, MJ adoptou desde cedo uma postura de humildade sincera e inata, sendo que pelas suas próprias palavras, a melhor maneira de nos aperfeiçoarmos é através da escuta e da observação. E foi nesse sentido que construiu a sua carreira e lançou o lendário Off The Wall


Este documentário realizado por Spike Lee, constrói-se através de imagens de arquivo, footage de concertos, clips de áudio de vários discursos de MJ, assim como entrevistas a músicos, produtores, actores e também o jogador da NBA, Kobe Bryant que define MJ como parte de uma geração que promovia acima de tudo o amor pela sua arte em contraste com gerações recentes que dão primazia à fama acima da devoção ao ofício artístico. 

A parte final do documentário centra-se numa análise de tema por tema das músicas de Off The Wall, cada uma com as suas narrativas de fundo. É um retrato de um artista antes da sua mediatização selvática e dissecação sem limites da sua vida pessoal que originou um sem número de polémicas. 

Michael Jackson's journey from Motown to Off the Wall é, sobretudo, um retrato fiel da música de um artista multifacetado cujas canções acompanharam a infância e adolescência de muitas pessoas e que ainda hoje permanecem intemporais.

Texto: Cláudia Zafre 
Imagens: Frames do doc. Michael Jackson's journey from Motown to Off the Wall