Género: trip-hop, experimental, electrónica Álbum: Gratitrevas Data de Lançamento: 20 de Março, 2020 Editora: Balaclava Records...

ÁIYÈ: Experimental tribal

Género: trip-hop, experimental, electrónica
Álbum: Gratitrevas
Data de Lançamento: 20 de Março, 2020
Editora: Balaclava Records


“Livros não lidos não ensinam nada, mesmo eu cheia de ideias, de que sirvo eu sem o grito?” indaga Larissa Conforto no segundo tema, Pulmão, de Gratitrevas, primeiro registo do seu projecto a solo, ÁIYÉ lançado dia 20 de Março pela Balaclava Records

O grito e a voz são duas componentes essenciais quando nos aproximamos de Gratitrevas. As letras de poética livre perpassam os 8 temas do EP que convidam o ouvinte a uma reflexão tanto social como pessoal. 

Imagem por Rodrigo Tinoco 

Larissa Conforto não perdeu as suas raízes, apenas se reconstruiu em experimentalismo electrónico, percussões arrojadas e uma voz que pode “falar simples, mas fala bem”. Após seis anos a tocar bateria na banda Ventre, Larissa estreia-se a solo sob o nome ÁIYÈ com um EP que deambula entre ritmos tribais, experimentalismo electrónico e trip-hop. 

Nas líricas, ÁYIÈ presta homenagem aos seus antepassados, fundindo essa afinidade num sem fim de ritmos modernos que roçam além do trip-hop e que harmonizam os seus momentos de spoken-work em que brinca com as palavras com a facilidade de uma criança a jogar ao pião. Além do intimismo e do forte cariz tribal da artista que tem raízes na Amazónia, persiste um “grito” que nos desperta da apatia individualista e nos faz olhar para a sociedade como um todo, no qual as carências, problemas ou dificuldades são partilhados para que sejam resolvidos. 

Imagem por Eduardo Urzedo 

Gratitrevas foi gravado entre Portugal e Brasil, durante as digressões da multi-instrumentista entre Rio de Janeiro, São Paulo e Lisboa. Agora sob o nome ÁIYÈ, Larissa irá acompanhar a artista Numa Gama numa digressão no Japão. Novas datas serão anunciadas assim que possível.

Texto: Cláudia Zafre
Banda: ÁIYÈ (Larissa Conforto)