“A realidade é mais estranha que a ficção” é uma máxima que pode ser adequada para descrever Tiger King , uma recente série documenta...

Numa relação séria com a Netflix: Tiger King


“A realidade é mais estranha que a ficção” é uma máxima que pode ser adequada para descrever Tiger King, uma recente série documental da Netflix que retrata o reinado de Joe Exotic como dono de um zoológico de criaturas exóticas, nomeadamente tigres. Joe Exotic pode ser descrito como uma personagem “larger than life” e que com isso acarreta todos os tiques de personalidade de alguém sequioso de atenção mediática e fama até ao extremo.


A série desenvolve-se de forma veloz com a introdução de várias personagens que trabalham com Joe, outros donos de zoológicos e a arqui-inimiga de Joe, Carole Baskin. A gerente e dona do Big Cat Rescue, um santuário para tigres e que se assume como rival directa de Joe Exotic. Joe também não a poupa do seu desdém, publicando vídeos com ameaças à vida de Baskin


Além de gerir o zoo, Joe Exotic encontrou o seu chamado na música, fazendo videoclips para os seus temas country. Um dos temas mais populares foi mesmo aquele em que Joe Exotic canta que Carole Baskin assassinou um dos seus maridos que desapareceu de forma misteriosa, deixando-lhe toda a sua fortuna. 

Joe candidatou-se também a presidente e governador e casou-se várias vezes. Assumidamente gay, casou-se com dois homens ao mesmo tempo, Travis e John numa cerimónia exuberante. E mais tarde casou-se com Dillon numa cerimónia muito mais resguardada e discreta. 

O documentário realizado por Eric Goode e Rebecca Chaiklin é um tornado de personagens reais, mas que mais parecem saídas de um mockumentary, situações inusitadas e twists sórdidos. 


A popularidade da série deu origem a uma infinitude de memes e a um episódio especial conduzido pelo actor Joel McHale (que ganhou popularidade com a série Community). O actor, fã da série documental, entrevista os vários intervenientes da série, colocando perguntas divertidas e outras de cariz mais sério. 

Tiger King recorre, por vezes, ao sensacionalismo, mas com personagens tão carismáticas, seria um pouco complicado evitar essa tendência. É uma série documental que pode também ajudar à reflexão sobre as condições de cativeiro de espécies exóticas.

Texto: Cláudia Zafre
Imagens: Frames da série Tiger King