O actor embarca num movimento perpétuo de renascimentos. Habita sob várias peles, reveste-se de vários rostos e encarna vivências. É ...

Bagagem de Tiago Mateus: 5 livros, 5 discos, 5 filmes/séries


O actor embarca num movimento perpétuo de renascimentos. Habita sob várias peles, reveste-se de vários rostos e encarna vivências. É uma criatura múltipla, vivaz e, por vezes, camaleónica. Desde os tempos primordiais que ser actor significava dar vida e voz a quem só existe quando por ele encarnado ou a quem já não está entre nós, veículo entre o mundo da fantasia e do real, o actor assume qualidades quase místicas e icónicas ao longo da civilização. 

Portugal está bem representado no que toca aos palcos, seja por quem os pisa e habita, como quem lhes dá vida atrás das cortinas. Tiago Mateus move-se pelo mundo do teatro, assumindo vários papéis, como actor, encenador e dramaturgo. 

Tiago frequentou a ESTC (Escola Superior de Teatro e Cinema) no ramo de Actores e enquanto actor trabalhou sob a direcção de Carla Bolito, Cristina Carvalhal, David Pereira Bastos, João Brites, Jorge Silva Melo, Luca Aprea, Miguel Seabra, Mónica Calle, entre outros.


As suas peças de teatro são frequentemente introspectivas, existencialistas e criadoras de um espaço-tempo independente onde o palco é a única e presente realidade, como é o caso da peça que escreveu intitulada O Actor que pensava que o Teatro era a Vida. Além dessa peça, Tiago também escreveu O Faroleiro, Não estava à espera de Morrer, Milagre, Estamos Aqui, Já é amanhã e De Nascente a Poente.

As peças que encenou foram A Pomba de Guernica, Uma Faca nos Dentes (baseado nos poemas de António José Forte), Estado Zero e As histórias que os homens contam são frequentemente Tristes

Além dos seus trabalhos como actor, encenador e dramaturgo, Tiago é também presidente da associação Estado Zero.

Livros:
- Uma Faca nos Dentes, António José Forte
- Odisseia - tradução de Frederico Lourenço, Homero
- Van Gogh O Suicidado da Sociedade, Antonin Artaud
- Histórias de Cronópios e de Famas, Julio Cortázar
- A Erva Vermelha, Boris Vian

Discos:
- Só ao vivo, Jorge Palma
- Cambodian Rocks (Compilation), various artists
- TRON Legacy: Reconfigured, Daft Punk 
- Universi paralleli di Franco Battiato, Franco Battiato
- Sandbox: The Original Music of Mark Sandman, Mark Sandman

Filmes:
- Os Idiotas, Lars Von Trier
- Fanny and Alexander, Ingmar Bergman
- Recordações da Casa Amarela, João César Monteiro 
- As Crianças do Paraíso, Marcel Carné
- Pierrot le Fou, Jean Luc Godard

Texto: Cláudia Zafre
Escolhas: Tiago Mateus