Daniel Johnston conseguiu através da música transmitir a sua alma na forma mais crua e intimista que é possível a um músico. Seja...

Breaking the Fourth Wall: «The Devil and Daniel Johnston» (2005)

Daniel Johnston conseguiu através da música transmitir a sua alma na forma mais crua e intimista que é possível a um músico.

Seja a tocar piano ou guitarra, as suas letras únicas e voz de timbre inimitável ajudaram a construir o seu estatuto que alguns clamam ser de autêntico herói de culto. Não é tanto um outsider, apesar da sua obra ter sido incluída em compilações de “outsider music” mas um verdadeiro insider que apesar de ter vendido poucas cópias do seu disco pela Atlantic Records, conseguiu manter uma legião de seguidores fiéis que lhe permitiu tocar em palcos fora dos USA. As suas músicas foram tocadas por várias bandas e artistas que ajudaram a propagar o seu legado.


Neste documentário temos acesso à sua vida familiar, o seu primeiro e suposto único verdadeiro amor que inspirou muitas canções, a sua batalha com a doença mental e os inúmeros esboços e pinturas que foi fazendo ao longo dos anos. A sua obra tanto pictórica como musical é carregada de uma enorme espiritualidade, uma que é sincera e que não usa artifícios ou dogmas. O caminho para o céu é sempre tortuoso e complicado, Daniel Johnston inconscientemente trilhou o seu caminho para lá. E tem até agora cerca de uma vintena de gravações puras e que fazem justiça à sua alma. 


Sophia Fontoura dedica uma canção a Daniel Johnston.
O seu trabalho tão único e especial merece a nossa homenagem. 




TEXTO: CLÁUDIA ZAFRE
CANÇÃO (voz, guitarra): SOPHIA FONTOURA
(segunda voz, vídeo): PRISCILLA FONTOURA
IMAGENS: Frames do documentário «The Devil and Daniel Johnston», (2005)