Banda: Julius Gabriel Álbum: Dream Dream Beam Beam Género: Mantra fluido de padrões circulares, overtones e erupções de free jazz Lançam...

JULIUS GABRIEL: Dream Dream Beam Beam, 2018

Banda: Julius Gabriel
Álbum: Dream Dream Beam Beam
Género: Mantra fluido de padrões circulares, overtones e erupções de free jazz
Lançamento: 29.1.2018
Editora: Lovers & Lollypops





Julius Gabriel é um saxofonista alemão e compositor que estudou no conservatório de Berlim e na Folkwang University of the Arts em Essen. Julius Gabriel participou em inúmeros projectos na corrente do free jazz/noise sendo membro-fundador de muitos deles como About Angels and Animals, Blutiger Jupiter e Paisiel, entre outros. Foi com Paisiel, projecto que formou com João Pais Filipe, percussionista transgressivo e extremamente inovador que abriu concerto para And So I Watch You from Afar, banda de post-rock de créditos firmados.



Este ano Julius Gabriel lançou Dream Dream Beam Beam pela Lovers & Lollypops. O som é composto por várias camadas e texturas ora ternas, ora mais agressivas em composição drone. Podemos revisitar os fantasmas de um night club de Jazz, preenchido por fumo e densidade sonora. O saxofone vagueia livremente num manto de drone evocativo de paisagens algo futuristas, surrealistas mas profundamente humanas como nos quadrinhos de Moebius. Iniciamos esta viagem sonora com o tema “Voo” que com um começo bastante onírico nos transporta para um universo em que os sons são inesgotáveis e acarretam uma solenidade natural liderada pelo saxofone. Continuamos viagem e deparamo-nos com o tema “Espelho” que ressalta pelo delirante e imprevisível solo de saxofone que o inicia, fazendo lembrar de certa forma um desenfreamento talvez ao jeito de John Zorn, sendo que a liberdade composicional é abundante. Em Dream Dream Beam Beam deixamo-nos transportar para um universo em que os sons clamam a sua existência primária e guiam-nos numa odisseia de várias paisagens, emoções e atmosferas.

Texto: Cláudia Zafre