Os Palmers que subiram ao palco para abrir para a banda dinamarquesa Iceage , não vieram do Black Lodge nem de Twin Peaks mas s...

O degelo: Palmers e Iceage no Musicbox


Os Palmers que subiram ao palco para abrir para a banda dinamarquesa Iceage, não vieram do Black Lodge nem de Twin Peaks mas sim das Caldas da Rainha e foi com muito estilo e entrega que tocaram um set recheado de temas criativos, enérgicos e surpreendentes. A formação pouco usual da banda com Raquel Custódio a cargo da bateria e vocais, Cláudia Sofia com o baixo e backup vocals e Vasco Cavalheiro na guitarra pode fazer lembrar uns yeah yeah yeahs nos seus primórdios se Karen O seguisse a linha vocal de um dos seus temas mais bombásticos e conhecidos Art Star, mas é apenas uma pequena semelhança porque o carisma e identidade são obra e graça desta banda jovem que está em fase de lançamento do seu primeiro EP. 
Um destaque especial para o tema Laura Palmer com uma boa junção de vocais entre vocalista/baterista e baixista. A voz “limpa” de timbre mais grave com arremessos de punk de Raquel Custódio aliada às vocalizações cristalinas de Cláudia Sofia foram um dos pontos altos do tema que melodicamente se demonstrou bastante complexo com passagens instrumentais bastante delicadas. Disseram no final do concerto que tinha sido uma honra pisar aquele palco e para nós, audiência foi também uma honra ouvir uma banda portuguesa jovem, cheia de garra que ofereceu uma mão cheia de temas refrescantes. Esperamos que pisem muitos mais palcos daqui em diante. 



Estendido o tapete vermelho da melhor maneira, foi a vez dos dinamarqueses Iceage subirem ao palco. Com quatro discos de originais lançados, a banda tocou um set pejado de temas do seu último disco de originais lançado este ano intitulado Beyondless. Desbravando caminho pelo post-punk, lançando aqui e ali esgares ao punk mais artístico, com momentos tanto melódicos como mais dissonantes, havendo ainda espaço para influências jazz e blues, é assim que Iceage fazem do seu som um dos mais distintos e carismáticos das bandas alternativas da contemporaneidade. Muito desse encanto surge também da postura e vocais do seu front-man, Elias Bender Rønnenfelt que tem tanto charme a bebericar um pouco da sua cerveja como a cantar ou a puxar de um cigarro.

A banda ofereceu ao público do Musicbox um punhado de canções memoráveis que gerou um pequeno moshpit na zona central aquando dos momentos mais punkish dos temas. A simbiose entre banda e público foi imensa. Os apontamentos de saxofone e violino aliados à formação mais tradicional providenciaram uma atmosfera diversa, tanto melancólica, quanto romântica, introspectiva, violenta mas terna. Foi nessa atmosfera especial e única que apesar do seu nome, os Iceage trouxeram fogo ao invés de gelo numa noite que lá fora se revelava fria e chuvosa.  Apesar do tempo lá fora, dentro da sala, Palmers e Iceage uniram-se para criar uma noite de juventude apaixonada e de lirismo sofisticado.  


TEXTO: CLÁUDIA ZAFRE
IMAGENS e VÍDEO: JOSÉ MARQUES 
LOCAL: MUSICBOX, Lisboa
DATA: 27 de Outubro, 2018
CONCERTOS: Palmers + Iceage