A energia e alegria que os elementos da banda Rackham sentem a tocar é contagiante e sente-se em cada acorde ou riff. Nuno Fernandes (gui...

Rackham e o seu EP de estreia: Tchim Plim! As Espadas soam Assim

A energia e alegria que os elementos da banda Rackham sentem a tocar é contagiante e sente-se em cada acorde ou riff. Nuno Fernandes (guitarra), Tomé Parente (guitarra e baixo), Filipe Marinho (sintetizador, acordeão e percussão) e João Pedro Carvalho (bateria) juntaram-se em Monção para formar o projecto Rackham, assente numa fusão interessante de vários géneros musicais que entusiasmam e surpreendem o ouvinte a cada nota. O seu EP de estreia Tchim Plim! As espadas soam assim já tem data marcada de lançamento para o dia 15 de Fevereiro e o teledisco do seu single EL CHAPO já se encontra disponível online.  


1 - No vosso EP destaca-se a fusão de vários géneros musicais que criam uma sonoridade muito própria. Existe uma grande semelhança de gostos musicais entre vocês os quatro ou existe diversidade?
- Sim na verdade os gostos são bastantes semelhantes, podemos dizer que sim. Todos temos como referência base os grandes clássicos do Rock, como Hendrix, Led Zeppelin, Pink Floyd, Queen e a partir daí, algumas influências no Metal, rock progressivo e “tudo que cai bem no ouvido”.

2 - Sabemos que são de Monção, essa vossa origem e raízes influenciou ou inspirou alguma da vossa sonoridade?
- Acho que não. Adoramos a nossa terra, recomendamos a toda a gente uma visita a Monção, uma terra com bom vinho (Alvarinho) e boa gastronomia.


3 - Beer pong Master foi um título para música que achámos divertido e que nos intrigou. É por acaso relativo ao jogo beer pong que se faz em festas de adolescentes normalmente na américa do Norte? Como surgiu esse nome?
- Precisamente. Surgiu devido ao riff da guitarra logo após a intro que nos dava a impressão que estava a acompanhar um jogo de ping-pong e como depois o timbre muda, como se estivesse presa numa sala com eco e como se estivesse meia maldisposta, pensamos. O ping-pong não causa má disposição, mas já o beerpong…

4 - Ainda sobre essa música, existe uma fusão muito interessante de vários elementos musicais e a sua composição é bastante progressiva com momentos de imprevisibilidade, do género “o que é que virá a seguir?”. Como é que foi o processo de composição deste tema em específico?
- Pensar numa actividade divertida e que não conhecemos, a começar de uma forma tímida e que nos vamos sentindo mais confortáveis. Depois existe o momento de confusão, de “náusea”, ou até um momento de introspecção antes de desatarmos a correr de tudo ou enfrentar “O touro pelos cornos”, enfrentar e viver as consequências.

5 - Percebemos pelo vosso título do disco e própria art-work da capa que existe um certo fascínio pelos piratas de outrora. Qual é a vossa lenda da pirataria marítima favorita? E o que é que vos atrai tanto nos piratas?
- Não é propriamente os Piratas, mas todo o universo dos desenhos animados e banda desenhada. O nome da banda surge de um livro do Tintim e o nosso fascínio por esse universo e a nossa música é também a pensar numa banda sonora dos nossos desenhos animados favoritos.


6 - De onde surgiu a ideia para o teledisco do vosso single EL CHAPO e que mensagem pretendiam transmitir com as imagens e narrativa do vídeo?
- Todos os nossos amigos que ouviam o tema diziam que aquilo era digno de um filme de Tarantino, e se calhar o próprio nome remete para isso mesmo, mas queríamos mostrar que não nos podemos prender só a uma visão que música se pode adaptar a várias cenas, e assim, decidimos contar a rotina de um cão, e mostrar os momentos de pacatez, fúria e acção e liberdade e felicidade também. Acho que é também uma rotina que nos caracteriza a nós, seres humanos.

Tchim Plim! As Espadas soam Assim

7 - Estão a planear concertos para breve? E se sim, em que cidades?
- Sim vamos apresentar o EP pelo país e não só…. Estejam atentos à nossa página de Facebook: facebook.com/RackhamOfficialPage/

Obrigada! Espero que continuem a criar bons sons e a pisar palcos no futuro. 


TEXTO e ENTREVISTA: CLÁUDIA ZAFRE
ENTREVISTADOS: RACKHAM