Quem podia pensar que a tensão permanente numa cidade da Irlanda do Norte e a rivalidade perigosa e constante entre católicos e prot...

Numa relação séria com a Netflix: Derry Girls (2018)



Quem podia pensar que a tensão permanente numa cidade da Irlanda do Norte e a rivalidade perigosa e constante entre católicos e protestantes poderia resultar numa das séries mais arrojadas de comédia? Lisa McGee pensou-o certamente ao escrever as aventuras e desventuras de um grupo de adolescentes na cidade de Derry na Irlanda do Norte.


Derry Girls segue com esmero as peripécias de Erin, Orla, Clare, Michelle e o seu primo inglês James, em plena década de 90 numa cidade aparentemente pequena e insignificante no panorama internacional, mas onde ocorrem eventos de grande magnitude, pelo menos, em termos de hilaridade.


O humor é sagaz, sem barreiras ou limites, mas sempre em sintonia com a caracterização e desenvolvimento de personagens. Uma primeira temporada brilhante que evidencia os conflitos na Irlanda do Norte de uma maneira muito particular, ao mesmo tempo que nos mostra o quotidiano de quatro adolescentes que tentam estudar e viver a vida da forma mais “normal” possível. A segunda temporada está aí à espreita e promete ser tão ou ainda mais irreverente.

Texto: Cláudia Zafre
Série: Derry Girls 
Imagens: Frames da série