Istambul é uma cidade de contornos exóticos, mas que, ao ser visitada, apresenta-se estranhamente familiar. Os prédios antigos, a conf...

Breaking the fourth wall: «Crossing the bridge: The sound of Istanbul» (2005)


Istambul é uma cidade de contornos exóticos, mas que, ao ser visitada, apresenta-se estranhamente familiar. Os prédios antigos, a confusão do tráfego, os homens sentados a jogar damas e a beber chá de rosa são imagens que tão cedo não abandonam o nosso imaginário. A cidade também é rica em sons, especialmente quando soam as vozes dos muezims da almádenas das mesquitas, que, levadas pela brisa, inundam a cidade e transformam-na numa miragem mística quando o sol se põe.


Istambul é metade Europa e metade Ásia. O Bósforo é o estreito que faz essa separação. Metade tradição e metade modernidade. Estando do lado oriental, somos confrontados com o lado mais tradicional. A religião, os costumes tradicionalistas e modestos, como um casal de namorados no jardim sentados num banco, sem se tocarem ou exprimirem o seu afecto, mas ele delicadamente beija-lhe a mão a certa altura. Por companhia, têm um pequeno rádio.

Na parte ocidental, as lojas abundam, assim como os bares que vendem bebidas alcoólicas. A música que se ouve já é mais ocidental, pode parecer-nos mais familiar, mas Istambul é ecléctica.

Fatih Akin, realizador de filmes de ficção como Head-On, o magnifico Soul Kitchen e mais recentemente In the fade, aventura-se no género documental com este documentário vibrante, informativo e dinâmico sobre a cultura musical na cidade turca.

Na primeira parte do documentário vemos algumas bandas turcas de rock (uma delas com clara inspiração grunge), e alguns artistas de hip-hop e breakdance que tentam mostrar a uma sociedade por vezes demasiado tradicionalista, o valor da sua arte.

A segunda parte do documentário leva-nos às raízes da música tradicional turca, assim como música curda. Num país inflamado por questões sociais e políticas bastante delicadas, o documentário não se constrange em abordar a censura que foi imposta à cultura curda na década de 80.


Nesta viagem a Istambul contamos com um anfitrião, Alexandre Hacke (dos Einstürzende Neubaten) que se sentiu fascinado pela cidade desde que a visitou durante a rodagem de Head-On, filme em que colaborou na banda-sonora.

Alexandre Hacke visita vários músicos, desde o rock ao rap, à música de artistas de rua e figuras marcantes da cultura musical turca.

Um documentário essencial para fãs de world music e todos os que também se sentem fascinados por uma cidade tão misteriosa e apelativa como Istambul. 

Texto: Cláudia Zafre 
Imagens: Frames do doc. Crossing the bridge: The sound of Istanbul