A caixa de ritmos TR-808 da Roland foi o instrumento fundamental para o desenvolvimento de hip-hop, electro, funk e inovações dentro...

Breaking the fourth wall: «808» (2015)


A caixa de ritmos TR-808 da Roland foi o instrumento fundamental para o desenvolvimento de hip-hop, electro, funk e inovações dentro da música pop, electrónica mais arrojada e numerosos sub-géneros musicais. 


Criada no Japão na década de 80, este instrumento revolucionou as maneiras de pensar e fazer música, originando alguns temas icónicos e facilmente reconhecíveis por todos nós, tais como Sexual Healing de Marvin Gaye, Yo! Bum rush the show dos Public Enemy, Paul Revere dos Beastie Boys ou Another day in Paradise de Phil Collins, entre muitas outras. 


O documentário realizado por Alexander Dunn traça a origem da 808 e utiliza entrevistas de vários músicos aficionados dos instrumentos, tais como Damon Albarn, Afrika Bambaata, Remi Kabaka, New Order e muitos mais. 

Foca-se principalmente nos sons que surgiram em Nova Iorque, mas também faz apontamentos para o som em Miami, Chicago, Detroit e em UK. 


Um documentário de narrativa linear e objectiva que entretém e informa sobre um instrumento que continua a moldar o som da nossa contemporaneidade.

Texto: Cláudia Zafre
Imagens: Frames do doc. 808