Adrianne Lenker lidera os Big Thief , banda norte-americana indie rock. Buck Meek (guitarra, segunda voz) , Max Oleartchik (baixo) e James...

Eles são Irmãos e Não Sabem #49

Adrianne Lenker lidera os Big Thief, banda norte-americana indie rock. Buck Meek (guitarra, segunda voz), Max Oleartchik (baixo) e James Krivchenia (bateria), todos com formação musical, constituem também os Big Thief. Lançaram o álbum de estreia Masterpiece via Saddle Creek Records em 2016; ano que também os viu fazer aparições no South by Southwest e ser banda de suporte de diversas digressões. Capacity teve o seu lançamento durante o Inverno gélido de 2017, e em 2019 o terceiro U.F.O.F.. A 11 de Outubro do mesmo ano Two Hands, onde se incluem os singles Not e Forgotten Eyes. Os Big Thief criaram um nicho que é só deles, definido pela dualidade dos momentos que marcam a vida, numa espécie de rendição à beleza que se pode encontrar no caos. Adrianne Lenker nasceu no seio de um culto religioso em Indianápolis e passou grande parte da sua infância e adolescência na estrada com os seus pais músicos itinerantes. Envolta de músicos, instrumentos e canções, a cantautora, que este ano lançou Songs e Instrumentals, álbum intimista e contemplativo com raízes folk, começou durante a adolescência a lançar material a solo. Tanto a sua voz meiga e honesta, quanto as suas composições, tornam-a umas das revelações mais inspiradoras da nova realidade do folk americano.

Nos finais dos anos 90 e início da viragem do século, os Placebo foram umas das bandas mais ouvidas no espectro do rock alternativo. Brian Molko distingue-se pelo timbre da voz e também pela imagem mais andrógina. Filho de pai norte-americano e de mãe escocesa, a família Molko viajou por vários países entre eles Libéria, Líbano e Luxemburgo. Em 1990, Brian Molko estudou drama em Londres e teve uma infância um pouco solitária. As suas influências musicais incluem Depeche Mode, Dead Kennedys, Sonic Youth, PJ Harvey, Nick Drake, Joy Division, Pixies e The Cure que o levaram a comprar a primeira guitarra e a dedicar-se a dominar outros instrumentos como baixo, teclado, saxofone e bateria. Apesar de ter estudado e ter uma grande curiosidade pelo drama, a música faz parte da sua paixão principal.


Adrianne Lenker e Brian Molko

Texto: Priscilla Fontoura