Cartaz:  The Jazz Baroness  Os documentários realizados pelos familiares dos seus protagonistas têm de facto outro lado emocional inerente a...

Breaking the Fourth Wall: The Jazz Baroness (2009)

Cartaz: The Jazz Baroness 

Os documentários realizados pelos familiares dos seus protagonistas têm de facto outro lado emocional inerente a quem partilha a mesma árvore genealógica. 

Thelonious Monk é considerado um dos génios do jazz. O documentário de produção inglesa The Jazz Baroness, escrito e realizado pela sobrinha-neta da baronesa Panonnica RothschildHannah Rothschild, tem como foco descortinar a história romântica entre o casal Panonnica Rothschild, Nicca para os amigos, e o grão-mestre do jazz Thelonious Monk, como também o súbito desaparecimento da sua tia-avó que provinha de uma família influente e elitista, a tão conhecida família judia RothschildNicca seria uma ávida melómana e consumidora de jazz. Encantada pelo disco 'round Midnight viajou até Nova Iorque para descobrir quem seria o músico por detrás desta obra agora intemporal.

Entre os muitos intervenientes do documentário inclui-se Clint Eastwood. Todos os participantes revelam os álbuns mais importantes de Thelonious, o modo de vida do músico e toda a envolvência que habitou a cidade de Nova Iorque nos anos dourados do jazz, os 50, e uma das suas correntes, o Bebop, destacado pelo consagrado que morreu cedo demais Charlie Parker.

Esta busca por factos e dados da documentarista Hannah Rothschild vai ligando as peças soltas da história que atravessa o atlântico para descobrir o que faz uma mulher deixar 5 filhos em busca do músico que a enfeitiçava com o seu piano. Uma jornada que a levou de Harlem ao inferno e de volta a Harlem. Por Thelonious, a baronesa de Koenigswarter foi detida, deixou os seus filhos e foi deserdada pela família - dizem que as melhores biografias não se fazem sem tragédias e sem histórias marcantes. Helen Mirren narra as cartas de Nicca destinadas a Thelonious, e Sonny Rollins, Quincy Jones, TS Monk junior, Roy Haynes, Curtis Fuller, The Duchess of Devonshire e outras referências da música e do cinema contam o lado da história da mulher que se apaixonou loucamente pelo génio do jazz. O documentário é o resultado de 10 anos de pesquisa na tentativa de montar o puzzle desta fase da vida de Pannonica

A dependência de drogas levou Thelonious a enfrentar problemas de depressão e (talvez) esquizofrenia, doença tardiamente diagnosticada. Veio a falecer com problemas cardíacos, mesmo assim Nicca conseguiu despedir-se de Thelonious no funeral do músico. 

Quando Nicca faleceu, as suas cinzas foram lançadas no rio Hudson perto da meia-noite, em homenagem ao disco que a fez atravessar o mar à procura do seu grande génio. 
Shhhh, just listen, just listen to the music! - diria Nicca, sempre muito absorvida pelas teclas delicadamente tocadas por este poeta do jazz. 


Texto: Priscilla Fontoura
Documentário: The Jazz Baroness