“Hush, child. Don't be so hard on yourself. Everyone gets to start over again. This America, hon. One dream dies, you get another.”  Lak...

Alexandria: Lake Success - Gary Shteyngart (2018)

“Hush, child. Don't be so hard on yourself. Everyone gets to start over again. This America, hon. One dream dies, you get another.” 

Lake Success é o quarto e mais recente livro de Gary Shteyngart, um escritor nascido na Rússia que emigrou para os Estados Unidos no final da década de 70. O seu trabalho é dominado pela sátira, misturando crítica social com uma dose soberana de humor e drama. 

A narrativa centra-se em Barry Cohen, um bilionário (ou perto disso) administrador de hedge-funds que, após uma discussão com a sua esposa, embarca numa viagem de autocarro por uma América dividida pelas eleições presidenciais que garantiram a vitória de Trump. Barry conhece uma América com quem tinha deixado de ter contacto, uma América real que nunca mais penetrou na vida super privilegiada que levava. 

Gary Shteyngart, sem nunca perder uma boa dose de humor, aborda temáticas como identidade, casamento e outros mais delicados como a síndrome de autismo. Lake Success é uma odisseia por uma América dividida nas vésperas de uma eleição, cujo resultado ainda a dividiu mais. 

Laureado como um dos livros mais importantes de uma América pré e pós Trump, Lake Success é uma obra que tem tanto de terno quanto de divertido, em suma, faz-nos reflectir sobre o que é verdadeiramente essencial na vida, através dos olhos de um herói improvável.

Texto: Cláudia Zafre