Fotografia por Paulo Trindade João Morais é O Gajo e o gajo é tradicionalmente português. É, pelo menos nesta versão. Conhecido ...

Bagagem de João Morais aka O GAJO: 5 livros, 5 discos, 5 filmes

Fotografia por Paulo Trindade

João Morais é O Gajo e o gajo é tradicionalmente português. É, pelo menos nesta versão. Conhecido por bandas como Gazua, Corrosão Caótica ou Carbon H, faz da Viola Campaniça, que descobriu em Beja, o porta estandarte da sua interpretação de uma Portugalidade que vai desvendando em cada dedilhar. São quase 30 anos a criar música no lado mais duro do rock. Distante dessa linha, em 2017, lança Longe do Chão, álbum em que faz da também denominada Viola Alentejana o pincel para dar forma às paisagens sonoras que remetem para a terra, a sua terra. É de Lisboa que parte para chegar, de uma forma mais lata, a Portugal. Essa viagem fá-la agora a solo, entre um dedilhar e o evocar da ancestralidade. Foi Longe do Tempo um dos destaques dos álbuns mais ouvidos do ano passado aqui no Acordes de QuintaQueremos por isso saber mais sobre O Gajo, a quem perguntámos quais os 5 livros, 5 discos e 5 filmes que recomenda.

Sou dos que acredita que um bom filme, um bom livro ou um bom disco podem mudar a vida de uma pessoa. A cultura ajuda-nos a abrir o espectro do olhar e do pensamento. A experimentar outras perspectivas e por essa via selecionarmos melhores posicionamentos perante o mundo.

A selecção que fiz é apenas uma pequena parcela de tudo o que tem ajudado a orientar o meu caminho.

5 Livros:
- O Banqueiro Anarquista de Fernando Pessoa
- O Livro do Desassossego de Fernando Pessoa
- Contos de Eça de Queirós
- Porque escrevo e outros ensaios de George Orwell
- Just Kids de Patti Smith

5 Discos:
- Between dog an wolf, New Model Army
- The Threshingfloor, Wovenhand
- Alice, Tom Waits
- Espelho de sons, Carlos Paredes
- The Man Machine, Kraftwerk

5 Filmes:
- Persepolis de Marjane Satrapi (Animação)
- Asas do desejo de Wim Wenders
- Europa de Lars Von Trier
- Cidade de Deus de Fernando Meirelles 
- Coco de Lee Unkrish (Animação)