Diablo ou Diabolo uma versão moderna do Yo-Yo. Dizem que teve origem na China e o seu nome em chinês traduz-se literalmente por...

MMMBOP: Recordando O diab(l)o e Zé do Caixão


Diablo ou Diabolo uma versão moderna do Yo-Yo. Dizem que teve origem na China e o seu nome em chinês traduz-se literalmente por “Air Bell”. Utilizado primeiramente no circo em que artistas circenses faziam manobras espectaculares usando por vezes mais do que um Diabolo, cedo tomou conta dos pátios dos liceus de Portugal. Coloridos, apelativos à vista e de vários tamanhos tornaram-se um requisito essencial para as pausas de almoço, tardes livros ou “furos” nas secundárias deste país.
O meu era vermelho.

Zé do Caixão. Personagem de filmes de terror brasileiros, interpretada magistralmente por José Mojica Marins. Supostamente, criou Zé do Caixão inspirado por um pesadelo que teve. Zé do Caixão é bastante niilista tem pouca fé na espécie humana, mas curiosamente tem um fraco por crianças, mostrando que no fundo até tem coração e se calhar nunca descobriu nem leu Kierkegaard. Os filmes são excelentes tecnicamente, a interpretação é visceral e realista e a narrativa bastante cativante.


Texto: Cláudia Zafre
Texto da Imagem & Montagem: Priscilla Fontoura