foto por:  Marta Pina Quem nasceu nos anos '80 sabe bem o que é um Pega Monstro . Depois de algumas vezes colado ao que quer...

Bagagem de Pega Monstro: 5 livros, 5 discos, 5 filmes

foto por: Marta Pina

Quem nasceu nos anos '80 sabe bem o que é um Pega Monstro. Depois de algumas vezes colado ao que quer que seja fica com tudo agarrado a si. Cabelos. Areia. Tal como as canções de Pega Monstro. Ficam-nos no ouvido. Não interessa muito a forma, o importante é o divertimento e o que podemos fazer com esse espírito cru, naive e divertido. 

Pega Monstro são duas irmãs que viveram ou vivem juntas, que se divertem, que cantam e entendem-se melhor do que ninguém. Não têm medo de abrir a porta de casa e revelar tudo o que há nela. Júlia na bateria e voz, Maria na guitarra e voz. Não é preciso mais. Agradecem o álbum aos pais. Talvez seja o laço familiar a maior influência para esboçarem canções com identidade, sejam elas mais abstractas ou convencionais. São as duas juntas que fazem a festa, sem limites ou limitações. É o estilo punk, grunge, rock português anos '80 e '90 que nos leva a ouvir Branca e querer pegar num carro, viajar sem rumo, abrir a janela e gritar ao mundo que estamos felizes. É esse o efeito que Branca nos causa e tantas outras canções de Alfarroba. É sem dúvida um álbum repleto de boas canções, de drama, humor despretensioso e divertido. O mais recente Casa de Cima, editado pela Cafetra Records, segue a mesma linha mas bebe em goles compridos a portugalidade deste país tão diverso. 
Chega de palavras e vamos ao que interessa: às sugestões dos 5 livros, 5 discos, 5 filmes/séries de Pega Monstro.

5 livros:
- "Fanny Owen", por Agustina Bessa-Luís
- "Adulthood is a Myth", por Sarah Andersen
- "O Mestre", por Ana Hatherly
- "Vidas Secas", por Graciliano Ramos
- "S. Banaboião", Anacoreta e Martir por Aquilino Ribeiro

5 discos:
- "Good Sad Happy Bad"Micachu and the Shapes 
- "Mr. Wollogallu"Carlos Maria Trindade / Nuno Canavarro
- "Peasant", Richard Dawson
- "Venham Mais Cinco"Zeca Afonso
- "Feeling the Space"Yoko Ono

5 filmes/séries:
- "Hill of Freedom", por Hong Sang-Soo
- "Vale Abraão", por Manuel de Olveira
- "The band's Visit", por Eran Kolirin - "Paris Texas", por Wim Wenders - "Better Things", por Pamela Adlon