Na nova geração de cineastas portugueses, há certos nomes que se destacam e um deles é o de André Marques . Nascido em Setúbal em 198...

Bagagem de André Marques: 6 livros, 6 discos, 6 filmes/séries


Na nova geração de cineastas portugueses, há certos nomes que se destacam e um deles é o de André Marques. Nascido em Setúbal em 1984, estudou Cinema na ESTC (Escola Superior de Teatro e Cinema) e especializou-se em Produção e Escrita de Argumento. Para além do cinema, dedicou-se também à música e criou temas instrumentais reminiscentes de algum post-rock, sendo que os temas são estruturas delicadas de guitarra assentes em riffs algo dreamy. Esses temas deram resultado ao álbum “Songs for Tomorrow”, editado em 2009. No cinema, realizou várias curtas-metragens, entre elas, “João e o Cão” em 2007, uma história muito urbana com uma temática complicada mas por onde perpassa um  certo sentimento agridoce, uma mistura terna do que é complicado e negro com o lado mais positivo e iluminado da vida. Característica que marcou e marca o trabalho deste jovem realizador. Em 2008 realizou “O Lago”, uma curta-metragem sobre dois amigos que passam férias juntos. A sua cumplicidade é notória mas cada um deles carrega um segredo dentro de si que não ousam dizer um ao outro. É de salientar a extraordinária cinematografia, especialmente nas cenas filmadas no lago. Esta curta foi exibida no Fantasporto, no Sines World Music festival, no Cinefest (Hungria), no Cineport (Brasil), entre outros.  
Em 2013 realizou “Luminita” a curta-metragem rodada na Roménia e que mereceu um sem número de exibições e prémios, entre eles um prémio Sophia (Portugal), Grand Prix (Grécia – Drama International short films festival), “Audience award” (Curtas Vila do Conde), entre outros. No ano seguinte, realizou “Avô”, uma pequena curta de 1 minuto sobre o amor e dedicação que existe de um avô por um neto. Esta curta recebeu vários prémios no Filminute (USA). O lado mais negro da vida voltou a ser explorado em 2015 com “Yulia” que contém um magnifico plano aéreo com o recurso de um drone. O seu mais recente trabalho é “Câmara Nova” que já teve direito a várias exibições. A par da ficção, desenvolve trabalho na área dos telediscos, constam nomes como Gareth Dickson, The Lazy Faithful e mais recentemente Vaiapraia e as Rainhas do Baile.
Com um leque de trabalho alargado e variado, André Marques é um realizador que surpreende pelo eclectismo do seu trabalho, bastante consistente na sua qualidade. É uma das vozes e olhares mais interessantes da nova geração de cineastas portugueses que emergiu e que tem realizado trabalhos notáveis. Aqui seguem as recomendações de André Marques para 6 livros, 6 discos, 6 filmes/séries.

TEXTO: CLÁUDIA ZAFRE



6 livros:
- "Ham on Rye", Charles Bukowski
- "Siddhartha", Hermann Hesse
- "The Man Who Watched Trains Go By", Georges Simenon
- "The Stranger", Albert Camus
- "What We Talk About When We Talk About Love", Raymond Carver
- "Três Actos: Um fractal das narrativas", Diniz Cayolla Ribeiro


6 discos:
- "Collected Recordings", Gareth Dickson
- "Nemcatacoa", Elm
- "The Serpent (In Quicksilver)", Harold Budd
- "Love is Real", John Maus
- "I Can Hear the Heart Beating as One", Yo la Tengo
- "Mars Audio Quintet", Stereolab

6 séries:
- "Mindhunter", Joe Penhall
- "Mad Men", Matthew Weiner
- "The Office" (US), adaptação Greg Daniels, criação original Ricky Gervais e Stephen Merchant
- "Game of Thrones", George Martin
- "Girls", Lena Dunham
- "Breaking Bad", Vince Gilligan