Brian Wilson, músico, sonhador, compositor e co-fundador dos The Beach Boys. Alcançou fama e reconhecimento com The Beach Boys, pop irresi...

Breaking the Fourth Wall: «Beautiful Dreamer - Brian Wilson and the Story of 'SMiLE'» (2004)

Brian Wilson, músico, sonhador, compositor e co-fundador dos The Beach Boys. Alcançou fama e reconhecimento com The Beach Boys, pop irresistível e cheio de bom-humor mas foi a sua abordagem peculiar à sonoridade pop e a sua veia experimental que fizeram com que alcançasse o seu estatuto como singer song writer, não se limitando a fazer canções simples ou easy listening mas a explorar a sonoridade pop e a eliminar algumas das suas supostas barreiras.


Para além de batalhar com questões de doença psicológica graves, Brian Wilson não desistiu e continuou a inovar, sendo considerado um dos singer songwriters mais importantes e influentes do século XX.
Em 1965 começou a trabalhar no maravilhoso “Pet Sounds” que mereceu o devido reconhecimento, se bem que um pouco mais tarde, sendo considerado hoje em dia um dos melhores álbuns Pop do século XX. Apesar de receber feedback negativo de outros membros da banda e terceiros, Wilson continuou a compor e cedo teve a ideia de compor uma espécie de ópera pop de raízes um pouco mais experimentais que intitulou “Smile” e que considerou ser uma “teenage symphony for God”.


Neste documentário temos acesso a entrevistas com vários amigos e músicos que dão o seu testemunho acerca das batalhas que Brian Wilson teve de travar, tanto as internas- psicológicas como as de origem externa. Apesar de tudo, The Brian Wilson band, liderada e com o seu mentor Brian Wilson conseguiu transpor em concerto muitas das composições que se podem encontrar em “Smile”. Quando a música consegue ser espiritual mas mantém as suas raízes pop, há que louvar o compositor que o consegue alcançar. "Good vibrations."



TEXTO: CLÁUDIA ZAFRE
IMAGENS: Frames do documentário «Beautiful Dreamer - Brian Wilson and the Story of 'SMiLE'», (2004)