Genesis é considerada e com mérito uma das bandas mais influentes do rock progressivo apesar de ter mudado para uma direcção mais pop-rock...

Breaking the Fourth Wall: «GENESIS – The Songbook» (2001)

Genesis é considerada e com mérito uma das bandas mais influentes do rock progressivo apesar de ter mudado para uma direcção mais pop-rock após a saída de Peter Gabriel. É uma banda que figurará para sempre na história da música como uma das mais proeminentes e criativas.  


No entanto, Genesis não se trata apenas de uma banda mas de um grupo de compositores versáteis e extremamente inovadores que ultrapassaram as barreiras do rock progressivo criando autênticas jóias, tanto no campo do progressivo com a presença dominante de Peter Gabriel e mais tarde no pop-rock com a liderança de Phil Collins.



Destacaram-se também pela veia teatral e pelo uso de disfarces em palco que Peter Gabriel usava como a mítica cabeça de raposa e o vestido vermelho, o que fez com que jornais e revistas se focassem mais na teatralidade do grupo do que na música em si. Peter Gabriel a dada altura decidiu prosseguir a sua carreira a solo (obtendo sucesso) e fundando a editora de world music: “Real World” que editou e edita trabalhos muito interessantes. Com a saída de Peter Gabriel, Genesis procurou um novo vocalista mas sem grande sucesso, até que Phil Collins decidiu dar um passo em frente e tornar-se o novo vocalista.



Os álbuns, após a saída de Peter Gabriel, seguiram primeiro a mesma linha progressiva com músicas longas e complexas mas cedo tomaram outro rumo, adoptando riffs mais simples e directos com letras não tão enigmáticas e crípticas mas talvez mais sentimentais interpretadas com mestria por Phil Collins que sempre sentiu o que cantou.



Neste documentário traça-se a história completa da banda, recorrendo a entrevistas com os músicos de Genesis, alguns produtores e críticos musicais. É um bom recurso para quem está interessado em saber mais sobre Genesis e também para quem quer fazer uma maratona discográfica durante a semana. Há muito para descobrir e sentir em Genesis.


TEXTO: CLÁUDIA ZAFRE
IMAGENS: Frames do documentário "Genesis - The Songbook"