Bad Brains (aka Mind Power ou Soul brains) foi uma banda de punk hardcore com algumas influências reggae formada em 1977 em Washington, EU...

Breaking the Fourth Wall: «Bad Brains: A Band in DC» (2012)

Bad Brains (aka Mind Power ou Soul brains) foi uma banda de punk hardcore com algumas influências reggae formada em 1977 em Washington, EUA. 


O disco de estreia homónimo editado em 1982 causou bastante impacto na cena do hardcore punk da altura com uma fusão interessante de hardcore energético, vivaz, mas agressivo e a postura mais relaxada do reggae. Uma fusão que não era habitual na altura, pelo menos, de forma tão competente. O disco teve bastante receptividade e hoje em dia é considerado um clássico do género, tendo influenciado e sendo referenciado por alguns músicos de estilos musicais variados, tais como Cro-Mags, Minor Threat, Black Flag, Mos Def e Beastie Boys. 


O disco está recheado de clássicos, mas talvez os mais marcantes sejam "Sailin’ on", "Banned in D.C" e "Big Take Over"
Editaram mais discos durante os anos 80 que fortaleceu o seu estatuto como banda inovadora e refrescante da cena do punk hardcore. Foram eles, Rock for Light (1983) e o marcante I AGAINST I (1986).
Este documentário realizado por Ben Logan e Mandy Stein foca-se na história desta banda lendária recorrendo a excertos de concertos e telediscos, fotografias e entrevistas a músicos que foram influenciados grandemente pela banda de D.C, como alguns músicos da banda Cro-Mags, Henry Rollins (Black Flag) e Dave Grohl (Nirvana, Foo Fighters). 


É um bom registo cinematográfico para fãs da banda e para os que pretendem conhecer mais a fundo a história desta banda de DC que influenciou e continua a influenciar vários músicos nos dias de hoje.

TEXTO: CLÁUDIA ZAFRE
IMAGENS: FRAMES DO DOC