imagem por ZERODOX  É provável que os cinéfilos mais dedicados conheçam o blog My Two Thousand Movies que se iniciou em 2012. O s...

Bagagem de Chico (MyTwoThousandMovies): 5 filmes estrangeiros, 5 filmes portugueses, 5 discos

imagem por ZERODOX 

É provável que os cinéfilos mais dedicados conheçam o blog My Two Thousand Movies que se iniciou em 2012. O seu predecessor chamava-se My One Thousand Movies iniciado em 2008. My Two Thousand Movies continua activo (felizmente), e com ciclos de filmes cada mais interessantes e pertinentes. É um recurso extremamente importante para quem quer ter o prazer de ver filmes fora de circuito, algumas raridades, filmes de culto e clássicos. Todos os filmes são incluídos em ciclos e cada filme é acompanhado por um texto que sem revelar spoilers, indica algumas partes importantes do plot, curiosidades sobre o filme e, por vezes, reflexões pessoais do blogger. O blogger em questão é Chico cuja contribuição de partilhar cinema com os cinéfilos já conta com certa de 5 mil filmes. 


Apesar de Chico considerar o que faz um hobby, é notório o seu conhecimento cinematográfico e a sua disponibilidade em partilhar e-books técnicos ou temáticos sobre cinema ao fim-de-semana. 

Chico, My Two Thousand Movies blogger

Durante o mês de Maio foi lançado um ciclo de cinema Português que apresenta filmes desde a década de 80 até aos tempos mais recentes. É apenas mais um ciclo que merece ser visto e que revela o cuidado de preparação que Chico tem ao fazer os seus ciclos. 

No circuito da blogosfera, há quem tenha missões a cumprir. Chico poderá ser considerado, neste momento, um dos arquivistas digitais de filmes mais relevantes de Portugal. Uma vez que acompanhamos o seu projecto há bastantes anos, pedimos a sua opinião sobre os 5 filmes estrangeiros, os 5 filmes portugueses que mais o marcaram, assim como os 5 discos


5 filmes estrangeiros:
- "Johnny Guitar" (1955), de Nicholas Ray
- "The Searchers" (1956), de John Ford
- "Lost Highway" (1997), de David Lynch
- "Touch of Evil" (1958), de Orson Welles
- "Vargtimmen" (1968), de Ingmar Bergman

5 filmes portugueses:
- "Verdes Anos" (1963), de Paulo Rocha
- "Agosto" (1988), de Jorge Silva Melo
- "O Sangue" (1989), de Pedro Costa
- "A Nuvem" (1991), de Ana Luísa Guimarães
- "Xavier" (1991-2002), de Manuel Mozos

5 discos:
- "Jeopardy", The Sound
- "Screamadelica", Primal Scream
- "Nevermind", Nirvana
- "Suede", Suede
- "The Bends", Radiohead

TEXTO: CLÁUDIA ZAFRE
ESCOLHAS: CHICO (MyTwoThousandMovies)