LUCAS DUARTE & JOÃO SALAZAR Género: experimental Data de lançamento: 9.07.2018 Editora: Tronco Capa do EP "Lucas Duarte...

LUCAS DUARTE & JOÃO SALAZAR

LUCAS DUARTE & JOÃO SALAZAR
Género: experimental
Data de lançamento: 9.07.2018
Editora: Tronco

Capa do EP "Lucas Duarte & João Salazar"

É de uma união faustosa de experimentalismo, arranjos musicais sofisticados, riqueza de instrumentos, melodias de vozes e guitarras que se constrói o EP feito a meias por Lucas Duarte e João Salazar. Ambos são músicas brasileiros que reúnem um sem número de influências eclécticas nas suas composições. 

Apesar das personalidades musicais distintas, as canções que compõem o EP (duas para cada um dos músicos) são perfeitamente simbióticas criando um EP harmonioso e muito complexo musicalmente. 

Existem camadas de guitarra aparentemente singelas, mas extremamente melódicas, aliadas a uma boa dose de desconstrução de cariz experimental que surpreendentemente se encaixa na melodia principal. 

É também de salientar a leveza das letras que é apenas aparente acarretando subtextos bem poéticos. 

O EP começa com o tema AR de Lucas Duarte que se inicia com os acordes típicos da música brasileira, acompanhando com outros instrumentos de cordas e algumas secções um pouco experimentais, especialmente o violoncelo. Um instrumento que Lucas Duarte domina por completo, tendo iniciado o estudo do violoncelo aos treze anos de idade no Chile onde viveu durante alguns anos. A letra conta com bons arranjos e colocações de palavras. É um tema que, apesar de curto, é uma boa introdução para o EP e que serve de mote para o tema seguinte, ENTROPIA de João Salazar

Este tema combina na perfeição a música tradicional brasileira com a modernidade da composição clássica contemporânea e experimental. A letra e voz de João Salazar encaixam que nem uma luva nas quebras das melodias. Tanto as palavras como as melodias estão em consonância perfeita. 

No tema seguinte, SOLIDÃO DIMINUTA de Lucas Duarte, temos a perfeita identidade brasileira da música regional com espaços para as vocalizações, arranques de vários instrumentos e mudanças de ritmos. É um tema bastante hipnótico e que surpreende pela diversidade de ambientes. 

ANDAR de João Salazar é o tema que encerra o EP. O seu cariz é um pouco melancólico com a típica suavidade e beleza da música brasileira. Há efeitos sonoros que complementam as paisagens sonoras compostas pelas vocalizações, guitarras acústicas, a delicadeza de saber cantar as palavras e saber onde as colocar. 

É um EP que enternece pela sua elevada qualidade musical e lírica. Sendo que consegue fundir música regional brasileira, música clássica contemporânea e experimental. 

Apesar de ser um EP de curta duração é garantidamente um que merece várias rotações. 


TEXTO: CLÁUDIA ZAFRE