Washington DC na década de 80 foi o ponto de encontro de jovens músicos talentosos, criativos, activistas e conscienciosos que formara...

Breaking the Fourth Wall: «Salad Days» (2014)


Washington DC na década de 80 foi o ponto de encontro de jovens músicos talentosos, criativos, activistas e conscienciosos que formaram as suas bandas e tentaram dar voz ao seu descontentamento a nível político e social. Deste forte foco de talento, nasceram bandas como Minor Threat, Faith, Rites of Spring, Bad Brains, Fugazi e muitas mais. Juntas mudaram o panorama da música independente e do punk hardcore americano. 



Este documentário realizado por Scott Crawford analisa minuciosamente o nascimento do movimento com entrevistas a vários membros das bandas mais influentes, assim como aos membros de outras bandas que se sentiram inspirados pelo movimento em DC tais Henry Rollins, Thurston Moore, entre outros. Além disso, há também uma análise ao DIY, as edições de autor que as bandas decidiram fazer quando eram rejeitadas pelas editoras. Um importante testemunho de quando “there is a will, there is a way”.


Essencial para fãs de punk hardcore e para quem quer saber mais da história deste importante e influente movimento musical.

TEXTO: CLÁUDIA ZAFRE
Imagens: Frames do documentário «Salad Days»  (2014)