The days are just packed! ou Mas que dias tão cheios! é o que Calvin diz a Hobbes ,   numa das tiras famosas da comic. Calvin refere-s...

It's always sunny in Philadelphia e em Lisboa também.


The days are just packed! ou Mas que dias tão cheios! é o que Calvin diz a Hobbes, numa das tiras famosas da comic. Calvin refere-se a mais um dia de verão na companhia do seu melhor amigo. São os dias de verão cheios e longos que nos fazem querer estar na companhia dos amigos a fazer travessuras, ou com a idade já no nosso encalço num serão mais tranquilo. As noites de verão são igualmente mágicas e cheias de bons momentos. Um deles passou-se no Sabotage que se encheu para uma festa vibrante de Indie rock do qual fizeram parte duas bandas de Lisboa e uma de Coimbra. Foi num ambiente descontraído, alegre e relaxado que a primeira banda fez as honras da casa. Them Flying Monkeys, nascidos em Sintra, tocam um indie rock despretensioso e extremamente criativo, fazendo lembrar em certas partes uns Real Estate se tivessem existido na década de 70. É um indie rock soalheiro e bastante progressivo, firmado pelas passagens instrumentais e mudanças de ritmo constantes e imprevisíveis. O set escolhido provocou o público do Sabotage que correspondeu com igual dose de entusiasmo, especialmente quando a banda tocou o single Molly, um tema de uma pop delicada e cujo bálsamo teenager é a metáfora sonora do mítico elixir da juventude. A banda prepara-se para editar o seu primeiro LP e é com grandes expectativas que o aguardamos.



Para continuar a festa chegaram de Coimbra os Flying Cages. Tocaram uma mão cheia de temas do seu repertório que tem vindo a crescer. A banda conseguiu gerar bastante entusiasmo na audiência que vibrou com o seu indie rock enérgico e que muito tira proveito da conjugação das guitarras para a criação do seu som. A banda tocou alguns temas do seu LP Woolgather editado no ano passado.


Quem entrasse no Sabotage durante a actuação dos Ditch Days, julgar-se-ia em mais uma noite reconfortante de Verão, apesar de estarmos já no mês frio de Novembro. A festa fez jus ao seu nome de It’s always Sunny, porque a música gerada pelas três bandas criou um micro-clima no Sabotage que nos transportou até aos meses quentes, felizes e cheios de possibilidades. A banda tocou temas novos pela primeira vez ao vivo, assim como temas mais conhecidos e antigos como Melbourne (o primeiro single) e Back in the City do LP Liquid Springs.  Conseguiram envolver a audiência com o seu som característico de indie rock bem disposto que recria toda a atmosfera encantadora e apaixonada da adolescência e juventude. 

O país precisa de mais festas como estas, em que bandas se sentem felizes a tocar ao vivo para amigos e com amigos, sendo acolhidos por uma audiência interessada e cativada pelo que de melhor se faz no panorama do indie nacional.


TEXTO: CLÁUDIA ZAFRE
IMAGENS e VÍDEO: JOSÉ MARQUES
LOCAL: SABOTAGE, Lisboa
DATA: 3 de Novembro, 2018
CONCERTOS: Them Flying Monkeys, Flying Cages, Ditch Days