O acto de criação artística pode partir de várias fontes, tais como experiências pessoais, contextos sociais e/ou influências de outros...

Breaking the Fourth Wall: «Struggle: The Life and Lost Art of Szukalski» (2018)


O acto de criação artística pode partir de várias fontes, tais como experiências pessoais, contextos sociais e/ou influências de outros artistas ou obras de arte. O artista cria o seu próprio imaginário e universo a partir de determinadas referências que o cativam e é com a ajuda delas que consegue transmitir as suas mensagens. Existe sempre um suporte de referências ou influências, pelo menos na maior parte dos casos, mas parece que houve excepções à regra ao longo da história. O artista americano de origem polaca, Stanislav Szukalski conseguiu criar um mundo artístico com referências únicas e muito particulares. Um pouco iconoclasta e bastante megalómano, produziu centenas de esculturas, desenhos, pinturas, escreveu livros de história onde expressou as suas teorias um pouco excêntricas e fez desenhos projecto para monumentos.


No documentário,  Struggle: The Life and Lost Art of Szukalski (2018), realizado por Irek Dobrowolski, temos acesso a gravações das inúmeras explicações de Stanislav sobre espiritualidade, arte e o seu desdém por críticos de arte. Há também alguns twists durante o documentário que podem criar alguns sentimentos contraditórios em relação a este criador tão invulgar. Acompanhamos a sua vida desde a sua adolescência na Polónia e Estados Unidos, onde chegou a conviver com algumas personalidades de renome de Hollywood, tais como o argumentista, Ben Hecht, que foi uma voz activa em relação às atrocidades cometidas pela Alemanha Nazi durante a Segunda Guerra Mundial.


Há também entrevistas a Glenn Bray, um colecionador de raridades artísticas que na sua adolescência encontrou um livro raríssimo de Szukalski e a partir daí nutriu o seu fascínio pelo artista, tornando-se um dos seus melhores amigos. É um documentário que nos permite aceder às ideias ditas pouco convencionais de um criador que não se deixou reger pelos críticos e que conseguiu criar o seu próprio universo.

TEXTO: CLÁUDIA ZAFRE
Imagens: Frames do Doc. Struggle, The Life and Lost Art of Szukalski (2018)