Fred Frith é um multi-instrumentista com talento para o improviso que além da carreira a solo, conta com um elevado número de colabo...

Breaking the fourth wall: «Step across the Border» (1990)


Fred Frith é um multi-instrumentista com talento para o improviso que além da carreira a solo, conta com um elevado número de colaborações com outras bandas e projectos, entres eles, Naked City, The Golden Palominos, Art Bears e os enigmáticos Skeleton Crew que infelizmente tiveram uma existência bastante curta. Também compôs para cinema e entre os seus trabalhos encontra-se a  banda-sonora do filme Before Sunrise de Richard Linklater.


A sua destreza e aptidão para a livre improvisação na guitarra, permitem-lhe criar peças hipnóticas, complexas, mas imbuídas de diferentes atmosferas, como se se tratasse de um puzzle de emoções.


Neste documentário realizado por Werner Penzel e Nicholas Humbert temos acesso a vários fragmentos no quotidiano de Frith, sejam eles, uma conversa com um músico amigo enquanto esperam pelo jantar numa banca, os improvisos e conversas na sala de ensaio, as brincadeiras a tocar um piano-brinquedo com um bebé ou outras tantas mais imagens que intermedeiam as sequências em que o músico toca em colaboração com outros músicos da vanguarda e da livre improvisação.


O filme tem um ritmo que parece também ele de improviso e flui livremente entre vários países como se se tratasse de um só espaço. As sombras convivem harmoniosamente com a luz no registo a preto e branco escolhido pelos realizadores. As cenas do quotidiano fundem-se com as gravações dos músicos que brincam com os sons, criando melodias na aparente dissonância. São imagens de cidades, pontes, comboios, outras pessoas e que possuidoras de uma simplicidade bela e cativante se fundem com os fragmentos de vida de Fred Frith, um músico que não visita as cidades apenas para tocar ao vivo, mas para experienciá-las ao máximo. É o retrato de um homem que sente a música da sua maneira muito própria e como entidade que o possui e faz atravessar fronteiras.

TEXTO: Cláudia Zafre
IMAGENS: Frames do filme "STEP ACROSS THE BORDER"