África é um continente excelso pela beleza da sua natureza e diversidade dos povos e culturas. Moçambique, situado a sul de África, contin...

Moçambique: Por terras de Acácias

África é um continente excelso pela beleza da sua natureza e diversidade dos povos e culturas. Moçambique, situado a sul de África, continua a ser um país intrigante pela forma como nos surpreende a cada instante, seja através da simpatia e modo caloroso dos seus habitantes, como pela comida, música ou outras expressões artísticas.

Há também um lado mais duro no quotidiano do povo, mas que é necessário para a sua sobrevivência, a prática da pesca logo ao raiar do sol. A pesca tradicional de xávega que se faz nas praias de Vilanculos é feita com um grande esforço de equipa. A cooperação é essencial e em Maputo pode ver-se grupos de acrobatas, ou outros artistas que juntos demonstram as suas proezas.

Mais longe de Maputo e no Kruger National Park da África do sul, vemos os animais do nosso imaginário em liberdade, sem jaulas ou grades que os prendam. Vemo-los a tratar do seu quotidiano, indiferentes aos binóculos e máquinas fotográficas dos humanos que os observam com admiração.

Moçambique deixa a sua marca no viajante que logo após aterrar divisa maneiras e faz planos para lá regressar.


Trip to Moçambique 
texto & diários: Cláudia Zafre
imagem: Cláudia Zafre