The Magnetic Fields nasceu e floresceu na mente e talentos musicais de Stephen Merritt com a colaboração de vários músicos, especialme...

Breaking the fourth wall: «Strange Powers: Stephen Merritt and The Magnetic Fields» (2010)


The Magnetic Fields nasceu e floresceu na mente e talentos musicais de Stephen Merritt com a colaboração de vários músicos, especialmente a sua parceira musical de longa data, Claudia Gonson.


Stephen Merritt é dos músicos que melhor escreve sobre amor, pelo menos, aquele amor com laivos de humor negro e, por vezes, naive. A sua abordagem musical é tão criativa quanto as suas letras, procurando sempre a utilização de variados instrumentos ou criando-os através de materiais simples como copos de plástico.

Da dezena de discos editados pela banda, destacam-se Holiday com a fenomenal Desert Island e o épico triplo 69 LOVE SONGS que como o nome indica o cerne temático é o amor nas suas variadas formas e feitios. As músicas são tão belas como catchy e é natural que nos surjam pequenos trechos delas enquanto lidamos com o nosso quotidiano.


Neste documentário realizado por Kerthy Fix e Gail O’Hara vemos os processos de gravação e composição de Claudia Gonson e Stephen Merritt no apartamento de Stephen, local onde a maior parte das composições são tocadas e gravadas. Há também entrevistas a criativos de várias áreas que discorrem sobre The Magnetic Fields e o porquê da sua importância na cena da música alternativa, alguns dos entrevistados são Neil Gaiman, Peter Gabriel, Sarah Silverman, entre outros. Há também fotos de arquivo e vários trechos de concertos.

Filmado ao longo de 10 anos, este documentário traça a existência e história dos 20 anos de uma das bandas mais marcantes da música alternativa.

Texto: Cláudia Zafre 
Imagens: Frames do doc. Strange Powers: Stephen Merritt and The Magnetic Fields