New Orleans no Louisiana é um epicentro famoso da música jazz que reúne várias influências de culturas diferentes, como é o caso da cub...

Breaking the fourth wall: «Bayou Maharajah» (2013)


New Orleans no Louisiana é um epicentro famoso da música jazz que reúne várias influências de culturas diferentes, como é o caso da cubana e siciliana. É uma cidade muito rica musicalmente e há uma grande predominância de brass bands que tocavam pelas ruas em ocasiões fúnebres ou mais alegres como piqueniques e festivais. 

Não é então de admirar que seja também o berço de músicos como Louis Armstrong, Mahalia Jackson, Louis Prima e James Booker


James Booker foi um pianista com um visual icónico e de cariz muito virtuoso que se expandiu na fusão do blues e do jazz. A sua personalidade única e maneira de se apresentar ao público, assim como a sua atitude extravagante e “larger than life”, valeu-lhe a alcunha de “the black Liberace” por também possuir uma aura exuberante. 

Uma das suas peças mais famosas chamada Gonzo, foi apreciada por várias pessoas, inclusive Hunter S. Thompson que a considerava um hino. Dizem algumas teorias que foi esta música que inspirou o nome para o que seria o estilo de escrita jornalístico popularizado pelo escritor. Gonzo foi um hit-single e apesar da sua popularidade com o público em geral, muitos poucos se aperceberam que era uma música sobre heroína. 

Este documentário realizado por Lily Keber traça a história deste músico, desde a sua infância em que começou a ter aulas de piano até à vida adulta, as suas gravações, concertos e aspectos menos felizes como o seu vício em álcool e outras drogas. Há também vários mitos urbanos explorados neste documentário sobre a perda do olho de James Booker, cuja razão continua a ser desconhecida, apesar de haver várias teorias. Entre as várias possíveis teorias, a mais rebuscada e a mais peculiar, foi a de que o perdeu numa briga com o músico Ringo Starr, daí por vezes Booker usar uma estrela na pala. Se será verdade ou não, não se sabe.  


O documentário é construído a partir de imagens de arquivo, footage de actuações e entrevistas da vários músicos que tocaram com Booker

Um retrato que se foca essencialmente na música deste pianista de New Orleans que nunca quis abandonar a sua cidade, aquela onde cresceu e onde criou as suas melhores peças. Apesar da queda trágica deste músico, o documentário não se foca no negativo e no sensacionalismo, mas sim no lado humano e na influência que o músico teve, tem e terá no espectro da música jazz e blues.

Texto: Cláudia Zafre 
Imagens: Frames do doc. Bayou Maharajah