Death abriu as portas para a experimentação e fusão dentro da música extrema. A banda icónica liderada por Chuck Schuldiner mudou mui...

Breaking the fourth wall: «Death by Metal» (2016)


Death abriu as portas para a experimentação e fusão dentro da música extrema. A banda icónica liderada por Chuck Schuldiner mudou muitas vezes a sua formação, mas nunca perdeu o cariz exploratório e progressivo que a caracterizou. Scream bloody gore, Leprosy, Spiritual Healing, Human, Individual Thought Patterns, Symbolic e The Sound of perseverance são os seus trabalhos de estúdio que com o tempo se tornaram ainda mais lendários. 


Este documentário realizado por Felipe Belalcazar traça a história da mítica banda desde a sua formação e origem na Flórida até à sua extinção, motivada essencialmente pelo falecimento precoce de Chuck devido a um tumor no cérebro. Através de entrevistas de arquivo a Chuck e membros da banda, footage de concertos, imagens promocionais de arquivo e entrevistas actuais com companheiros seus da banda e manager apreendemos um retrato de um músico que nunca acreditou na estagnação e que sempre quis evoluir e progredir musicalmente. 


Um retrato de uma banda em perpétua evolução e de um génio musical criativo que nunca se prendeu a géneros ou às suas limitações, provando que no death-metal ou na música extrema há sempre lugar para várias influências e experimentações, tornando-a interessante, inventiva e nunca estática ou limitativa.

Texto: Cláudia Zafre
Imagens: Frames do doc. Death By Metal